Nos últimos três dias, cerca de 60 quilômetros de vias do Laranjal foram recuperados pela Prefeitura, através do serviço de patrolamento. Isto significa que 60% das ruas não pavimentadas da localidade já receberam intervenção do que corresponde ao 4º mutirão promovido pelo Município – uma iniciativa que integra secretarias municipais para intensificar as ações de melhorias nos bairros da cidade.
No domingo, os primeiros resultados puderam ser identificados nos balneários Valverde, Santo Antônio e Prazeres, além do Pontal da Barra que, além do patrolamento, também recebem serviços de recolhimento de entulhos, requalificação da sinalização viária, podas de árvores, roçado, operação tapa-buracos e desobstrução de canalização de drenagem. O mutirão – que já passou pelo Sítio Floresta, Vila Princesa e Sanga Funda – começou no Laranjal na última quinta-feira e permanece na região por duas semanas.
Morador da rua Esteio desde criança, Roger Rosenhein é um dos residentes que aprova o projeto da Prefeitura e avalia o reflexo da iniciativa para a comunidade. “Nunca esteve tão bom como agora. A estrutura da rua tá melhorando, as máquinas passando deixam tudo emparelhado… Tá ficando muito bom. Antes as pessoas nem vinham aqui, dizendo que não conseguiam chegar. Agora o pessoal vem e tá elogiando”, afirmou Rosenhein, satisfeito com o aumento da movimentação em sua mecânica.
O resultado também foi observado por Antônio Schuster, morador do bairro há 25 anos. “Tem gente que diz que o Laranjal tá abandonado e eu digo que não, que ele tá sendo bem cuidado. Antes tinham muitos buracos por aqui, mas agora tá melhor. Tem que manter o serviço”, destacou. Os efeitos dos primeiros dias do mutirão foram acompanhados, neste domingo, pelos secretários de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) Antônio Ozório Santos, e de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al-Alam, além dos coordenadores da Cosac Laranjal, César Venzke e Roger Rodrigues.
CONCENTRAÇÃO DE SERVIÇOS
A concentração de serviços gerais e manutenção dos balneários também envolve as secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), de Obras e Pavimentação (Smop) e o Sanep (confira abaixo todas as intervenções). A Secretaria de Governo, por meio da Ouvidoria do Município, realizou trabalho preliminar de levantamento de demandas a serem atendidas no mutirão, idealizado para realizar coletivamente as requalificações necessárias em cada localidade.
Al-Alam ressaltou que a STT, além de reforçar a pintura das faixas de travessia de pedestre e revitalizar as placas de sinalização, também vai instalar uma nova faixa de segurança na avenida Adolfo Fetter, próxima à escola estadual Dr. Edmar Fetter, para dar mais segurança aos alunos da instituição.
CONFIRA AS MELHORIAS
– Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura: recolhimento de entulhos e de restos de podas, patrolamento, colocação de saibro nos buracos, roçado, desobstruções pontuais de canalização de drenagem, recuperação da iluminação pública, com substituição de lâmpadas que não funcionam.
– Secretaria de Transporte e Trânsito: requalificação de placas de sinalização, reforço da pintura das faixas de travessia de pedestres da avenida Adolfo Fetter com José Maria da Fontoura e da avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, nas proximidades do trapiche, e instalação de faixa de segurança na avenida Adolfo Fetter (próxima à escola estadual Dr. Edmar Fetter).
– Secretaria de Qualidade Ambiental: podas de manutenção de árvores em vias públicas e praças.
– Secretaria de Obras e Pavimentação: operação tapa-buracos na avenida Adolfo Fetter e rua Santo Ângelo, retomada de intervenções na Adolfo Fetter, entre as avenidas Rio Grande do Sul e Amazonas, e reparos de manutenção na ciclofaixa.
– Sanep: duas ligações de água e consertos em vazamentos. As equipes do departamento de Drenagem realizarão desobstruções com o caminhão hidrojato, reconstrução de bocas de lobo e a limpeza do canal da avenida Espírito Santo. As equipes do Departamento de Esgoto farão desobstruções com o hidrojato e reparos no poço de visitas.
Fonte: Diário da Manhã | Laranjal