Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

8ª Quinzena do Pêssego inicia dia 26

De 26 de novembro a 11 de dezembro, os consumidores poderão adquirir pêssego diretamente dos produtores, em diversos pontos de comercialização instalados no Centro e em bairros da cidade. A 8ª Quinzena do Pêssego, com a Feira Municipal do Pêssego, transcorrerá sob responsabilidade da Prefeitura, com organização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Emater, participação da Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas de Pelotas, Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul, e apoio do Sicredi.

FEIRA Municipal se estenderá até 11 de dezembro

Para o dia 26, às 10h, no Largo do Mercado Central, está agendada a cerimônia de abertura da Quinzena, com a presença de autoridades convidadas, de representantes de instituições e entidades que têm vínculo com o setor, poderes Executivo e Legislativo, imprensa e produtores. Dez bancas estarão montadas no espaço ao ar livre, para promover a tradição de Pelotas como maior produtora do país de pêssego para compota.

“O pêssego é a cultura mais importante do município em termos de geração de renda e de postos de trabalho, com destaque em nível nacional. Para a agricultura familiar, a produção é, sem dúvida, a mais relevante do agronegócio local, responsável pela maior parte PIB do setor agrícola, movimentando em torno de R$ 200 milhões em receita geral”, pontua o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

EXPECTATIVAS DA SAFRA

Para este ano, segundo a SDR, a safra deverá se equivaler à de 2020, com a produção, na zona rural de Pelotas, de 30 mil toneladas (30 milhões de quilos) e, junto com a região, de 45 mil toneladas. A colheita local proporciona a industrialização de 30 milhões de latas de compota.

A colônia de Pelotas conta com 605 famílias produtoras de pêssego em 3 mil hectares plantados. A Prefeitura fomenta a tradicional cultura, com a parceria da Emater, levando tecnologia ao campo, e da Embrapa, gerando pesquisa.

No município, é adotado sistema de controle de pragas, visando à redução do uso de agrotóxicos. A Prefeitura ainda mantém a infraestrutura para o transporte da produção – no momento, todo o maquinário da Secretaria está concentrado nas áreas produtoras de pêssego, desenvolvendo atividades de manutenção das estradas.

A Feira Municipal do Pêssego, com a fruta in natura e derivados da produção artesanal da colônia, como cucas, suco, geleia, pessegada e outros, terá bancas no Centro, no Largo do Mercado Central, e nos bairros Laranjal, Porto, Fragata, Três Vendas e Areal.

Nos próximos dias, as instituições que estão juntas na organização da Feira vão se reunir para definir as datas da instalação das bancas, entre o dia 26 deste mês e 11 de dezembro, nos pontos dos bairros.



Fonte: Diário da Manhã | Laranjal


Créditos da Foto ao fotógrafo da postagem original no Jornal Diário da Manhã.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.