Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Portal Praia do Laranjal - www.PraiaDoLaranjal.tur.br
Praia do Laranjal, Pelotas, Rio Grande do Sul

Por Alexandre Barum

Foi amplamente noticiado o aniversário de Greta Thunberg que completou 18 anos. A ativista do meio ambiente chegou a ser apresentada como símbolo da geração que se preocupa com o meio ambiente. Esta afirmação, infelizmente, expressa a falta de conhecimento e leitura.

Frederick Burnham foi um herói que serviu tanto ao governo americano quanto ao inglês na passagem do Séc XIX para o Séc XX e teve uma vida inacreditável, servindo de base para a composição de heróis de livros e cinemas como Alain Quaterman, por exemplo, e, em parte, do Indiana Jones (junto com o explorador Percy Fawcett, que desapareceu no interior do Brasil). Pois o Major Burnham, depois de servir em quase todo o mundo, tornou-se um vigoroso conservadorista pioneiro em várias iniciativas, envolvendo os então 250 mil jovens membros da BSA nesta proposta que, diferente da Greta, não se limitava ao protesto, mas à execução propostas.
Claro que, como costuma acontecer, os governantes ignoraram o problema e acabamos chegando onde chegamos. É logico – o horizonte de tempo de um governante raramente é estratégico e geralmente objetiva a próxima eleição. Nada além disto.

Dizer que o aquecimento global está acontecendo por causa do homem depende da orientação do cientista que está falando. Mas uma coisa todos concordam – o crescimento das cidades cria um microclima onde o asfalto e as construções geram um forte aumento da temperatura.

E porque estou falando isto ? Por um problema que até já mencionei antes – o Laranjal está caminhando para o processo de “desertificação”. Os condomínios que estão brotando não contemplam uma única arvore. Em condomínios como Bougainville, Amarilis e outros, se uma pessoa precisar de uma sombra para se salvar, morre. Para piorar, os planejadores de plantão resolveram que as palmáceas são mais estilosas – plantas não dão lenha, frutos ou sombra.A arborização consistente dá respostas imediatas na qualidade do ar, na temperatura local e consequentemente no consumo de energia, na diminuição de enchentes e, a longo prazo, na disponibilidade de água. Infelizmente isto foge do horizonte da administração pública e a ideia contrária favorece a administração privada, já que condomínios com terrenos cada vez menores, onde não cabe nem uma árvore, geram mais lucro.

Inegavelmente, está faltando a presença da gestão pública agora, para que não precisemos de outras Gretas no futuro.

The post A IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO NAS CIDADES E SUA INFLUÊNCIA appeared first on Jornal do Laranjal.



Fonte: Jornal do Laranjal

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr