Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

loader-image
Pelotas
Pelotas / RS
,
temperature icon
Humidity Humidity:
Wind Wind:
Wind Gust Wind Gust:
Clouds Clouds:
Visibility Visibility:
Sunrise Sunrise:
Sunset Sunset:

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

ACUMULADO DA CHUVA CHEGA A 165 MILÍMETROS NO ARROIO MOREIRA, EM PELOTAS

Diversos pontos de Pelotas registraram alagamentos nesta quinta. Foto: Ítalo Santos – DP
Em colaboração com o Diário Popular – Cíntia Piegas
Pontal da Barra é o mais atingido; na Zona Sul, cheia do rio Piratini obriga famílias a deixarem suas casas
Em 24 horas foram 140,1 milímetros de chuva em Pelotas, segundo a Estação do INMET, e 165 milímetros no Arroio Moreira, conforme informou o Sanep, acumulado que causou muitos transtornos para quem mora em locais periféricos. Ao todo 12 pessoas estão desalojadas e uma desabrigada. O local mais atingido foi o pontal da Barra, no Laranjal, pois contou, além da chuva com a posição do vento que fez subir a água da Lagoa e invadir a estrada que dá acesso à comunidade. A avenida Augusto Assumpção com a Espírito Santo também ficou tomada pela água e um carro acabou caindo no canal na noite de quinta-feira. Na cidade não foi diferente. O canal do Pepino transbordou e a avenida Juscelino Kubitschek ficou tomada pela água. Relatos dão conta que em toda a cidade, o volume de água cobriu as ruas. Com todas as bombas em funcionamento, o boletim do Corpo de Bombeiros, na manhã desta sexta-feira, é que não houve grandes problemas e que a água escoou durante a madrugada.
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Marcio André Facin, ainda não houve um balanço mais detalhado, mas das 12 famílias desalojadas, oito delas tiveram o auxílio das equipes para saírem das residências, em Pelotas. As mesmas foram para residências de amigos e parentes e por isso são consideradas desalojadas. Em alguns casos, assim que as águas baixaram, estes retornaram às suas residências. A chuva parou por volta de 2 horas.
“De forma geral, a região toda vem sofrendo muito com esse cenário de chuvas intensas. Nós tivemos um encharcamento muito significativo ao longo do dia, o que demanda nossa atenção. Essas reuniões são extremamente importantes, pois nos propiciam entender melhor a situação e saber quais ferramentas solicitar quando preciso. A Defesa Civil segue à disposição atuando em conjunto com as demais equipes nos atendimentos necessários”, comentou.
A Prefeitura de Pedro Osório pediu apoio com caminhões para retirar famílias e móveis visto elevação do nível do Piratini. Quatro famílias já foram encaminhadas para o abrigo Municipal, localizado no salão paroquial. Foi mobilizado pedido de ajuda de caminhões do Exército, ao qual está deslocando ao local. A Defesa Civil Estadual também está em deslocamento para o município. O município de Cerrito também iniciou processo de retirada de pessoas visto aumento do nível Piratini. A primeira família a ser retirada foi nesta manhã. O Corpo de Bombeiros está em alerta caso precise ser enviado uma guarnição
Confira a situação em mais municípios
Capão do Leão:  Pela manhã o Corpo de Bombeiros auxiliou uma senhora a sair de sua residência.
Herval:  A Defesa Civil de Herval está de prontidão e monitorando a situação. Algumas estradas e pontes estão interditadas, sem a passagem de veículos, como a entrada do Passo dos Vimes, XV de Outubro, Marco Geral, Mingote, Passo do Veado, Bamburral, Passo d’Areia e Jaguarão Chico, além da ERS-608 que liga Herval a Pedras Altas. Algumas famílias estão sendo atendidas pelas equipes da Secretaria de Obras e de Assistência Social, entretanto não há desabrigados.
Canguçu: A Defesa Civil de Canguçu monitora as consequências das chuvas intensas. Algumas estradas e pontes estão interditadas e as aulas da região rural estão suspensas.
Rio Grande – primeiro desabrigado já aos cuidados da Civil Municipal. Tendência, neste momento, é de que aumente o número no decorrer da manhã.
Medidas
Frente às fortes chuvas, a prefeita Paula Mascarenhas reuniu uma equipe, no Paço Municipal, com representantes da Defesa Civil e das forças de segurança que atuam no Município. Foi montada uma Sala de Situação, junto ao quartel do Corpo de Bombeiros, para concentrar as equipes e agilizar o atendimento necessário. “Agora todas nossas equipes estão no quartel. Tivemos episódios no Fragata, mas uma equipe da Defesa Civil se deslocou para lá e, no Pontal da Barra que é o local mais atingido, disse o sargento Juliano  Insaurriaga Batista, do Corpo de Bombeiros
Apesar do grande volume de chuva, os ventos não registram números tão altos, o que diminui a incidência de quedas de árvores. De acordo com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), até o final da noite de quinta, nenhuma ocorrência foi registrada.
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), o maquinário do Município foi utilizado nesta quinta (7), para desobstrução de canais e vias, serviço que deve ser retomado e ampliado nesta sexta (8). Um relatório inicial da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), identificou que algumas pontes e estradas da zona rural de Pelotas foram danificadas pelas fortes chuvas. As equipes seguem mobilizadas, buscando alternativas e monitorando a situação.
A Prefeitura de Pelotas reforça que, em caso de necessidade, preferencialmente, os cidadãos entrem em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do 193, onde todos os serviços do Município mantêm atendimento ininterrupto. Os demais números de emergência como o 153, da Guarda Municipal, e o 192, da Brigada Militar, também seguem com atendimento à população.



ACUMULADO DA CHUVA CHEGA A 165 MILÍMETROS NO ARROIO MOREIRA, EM PELOTAS

Fonte: Pelotas13Horas | Laranjal
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.