Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Rede Social do Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Rádio Laranjal

Avaliação da Praia do laranjal

Aplicação da 1ª dose nas escolas municipais, para pessoas com comorbidades previstas no Plano Estadual de Vacinação contra a COVID-19, será de 11 a 14 de maio
Além dos drive-thrus já marcados para esta semana – quinta-feira (6) e sexta-feira (7) – , a Prefeitura ampliou o cronograma de aplicações da 1ª dose, no grupo de pessoas com comorbidades, conforme prevê o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. A imunização está programada para ocorrer em novos drive-thrus e, também, nas sete escolas municipais localizadas nos bairros. O calendário nas instituições de ensino prevê a 1ª dose contra o coronavírus do dia 11 ao dia 14 deste mês.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão disponibilizadas, a cada drive-thru, duas mil doses do imunizante, além de mil doses, que serão divididas, diariamente, entre as sete escolas onde têm sido a aplicação da prevenção. O atendimento, assim como foi realizado com os grupos anteriores, será por ordem de chegada, mediante distribuição de fichas, tanto nos drive-thrus quanto nas escolas.
Cronograma no drive-thru
  • * Quinta-feira (6) – pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 59 a 54 anos, e pessoas de 18 a 59 anos com doença renal crônica em hemodiálise
  • * Sexta-feira (7) – gestantes e puérperas, com até 45 dias do parto, com as comorbidades definidas e idade a partir dos 18 anos, além das pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos
  • * Segunda-feira (10) – pessoas com comorbidades de 59 e 58 anos
  • * Terça-feira (11) – pessoas com comorbidades de 57 e 56 anos
  • * Quarta-feira (12) – pessoas com comorbidades de 55 e 54 anos
A imunização em drive-thru é realizada no Centro de Eventos da Fenadoce, com entrada pela avenida Pinheiro Machado, sempre das 9h às 17h.
Cronograma nas escolas
  • * Terça-feira (11) – pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 59 a 54 anos, pessoas de 18 a 59 anos com doença renal crônica em hemodiálise, gestantes e puérperas (com até 45 dias do parto) com as comorbidades definidas e idade a partir dos 18 anos, além das pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos
  • * Quarta-feira (12) – pessoas com comorbidades de 59 e 58 anos
  • * Quinta-feira (13) – pessoas com comorbidades de 57 e 56 anos
  • * Sexta-feira (14) – pessoas com comorbidades de 55 e 54 anos

Nas escolas a imunização ocorre das 10h às 15h.

O que é preciso apresentar para ser vacinado
O atestado relacionado à comorbidade é obrigatório e deve ser apresentado juntamente com os seguintes documentos:
* documento de identidade com foto,
* comprovante de residência e CPF ou Cartão SUS,
* além dos documentos específicos de acordo com o grupo ao qual pertencem.
Os pacientes com Deficiência Permanente, cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), não precisarão apresentar o atestado, apenas o comprovante do benefício através do extrato bancário ou lotérico ou, ainda, acessando o comprovante no site do INSS. A SMS esclarece que pessoas desse público, que não recebem BPC, não fazem parte do grupo prioritário para a vacina neste momento.
Pacientes com doença renal crônica, que realizam hemodiálise, e os oncológicos, em tratamento de radioterapia e quimioterapia, podem solicitar os atestados nos serviços onde realizam os procedimentos.
Atestado e imunização juntos
Pessoas com HIV e Aids, em tratamento no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado à rua Almirante Guilhobel, 221, poderão obter seus atestados e, ainda, ser imunizadas nos dias de 11 e 12, das 9 às 17h, no local.
Como conseguir o atestado
O documento que irá comprovar a comorbidade pode ser obtido na rede pública de saúde, assim como nos serviços privados. O atestado deve ser emitido pelo profissional que realiza o acompanhamento de saúde do paciente. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a emissão está sendo realizada desde a terça-feira (4) e se estende até sexta-feira (7), observando a faixa etária dos pacientes com comorbidades.
A retirada do documento nas UBSs deve ser sempre no turno da tarde, das 13 às 17h, já que, pela manhã, está mantido o atendimento de casos suspeitos de síndromes gripais.
O modelo padrão do atestado, confeccionado pela Prefeitura, está disponível no site oficial do Município, no hotsite do coronavírus, para ser impresso.
Confira quem pode receber a imunização nesta 1º fase para comorbidades
– Pessoas com comorbidades de 59 a 54 anos de idade
– Pessoas de 59 a 54 anos de idade, com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
– Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos
– Pessoas acima de 18 anos com doença renal crônica em terapia de substituição renal (hemodiálise)
– Gestantes e puérperas, com até 45 dias do parto, acima de 18 anos, com as comorbidades definidas
Relembre os endereços das escolas
* EMEF Balbino Mascarenhas – rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes)
* Colégio Pelotense – rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro)
* EMEF Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas)
* EMEF Ferreira Viana – rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo)
* EMEF Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal)
* EMEF Francisco Caruccio – rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas)
* EMEF Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)



Fonte: Diário da Manhã | Laranjal

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.

Junte-se a 17 outros assinantes