Rádio Laranjal - Praia do Laranjal, Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Atividades do Maio Vermelho levam atendimentos à população

Atividades do Maio Vermelho levam atendimentos à população

Programação do Município ocorre desde o final de abril, com objetivo de conscientizar quanto à prevenção ao câncer bucal. UCPel promoveu o Dia D, com atendimentos a pacientes agendados para exames clínicos e biópsias nesta sexta-feira
O Município promove, durante este mês, atividades do Maio Vermelho, com objetivo de promover a conscientização quanto à prevenção ao câncer bucal. A programação realiza-se desde o final de abril, com capacitações oferecidas pelo departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a todos os profissionais da rede – dentistas, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros e agentes comunitários -, além de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas universidades Federal e Católica de Pelotas (UCPel).

As UBSs, conforme explicou a coordenadora da Saúde Bucal da SMS, Letycia Barros Gonçalves, atendem usuários que vão em busca de atendimento odontológico e, se necessário, encaminham para os cursos de Odontologia da UFPel, que possui convênio com a Prefeitura, e UCPel, que mobilizou o Dia D de atendimentos a pacientes agendados, com a biópsia, que é a retirada de lesões na boca.
“A UCPel fez a divulgação sobre esse tipo de câncer nos territórios das UBSs com gestão compartilhada com o Município, alertando para que as pessoas tenham cuidado com as lesões na boca, que não cicatrizam, e procurem uma Unidade de Saúde. Isso também foi feito na Colônia Z3, que é uma UBS que costumamos ter um olhar mais atento, pois é um local onde moram muitos pescadores que se expõem ao sol, considerado um dos fatores de risco para o câncer bucal”, detalhou Letycia.
Na manhã desta sexta-feira (27), a Universidade Católica realizou o Dia D, com atendimento com exames clínicos e biópsias em pacientes que foram previamente agendados durante visitas nas UBSs de gestão compartilhada, Z3 e na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pelotas. Os que foram identificados com lesões suspeitas na boca foram agendados para a ação no campus da Saúde. Foram realizados 20 atendimentos.
A programação realiza-se desde o final de abril, com capacitações oferecidas pelo departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a todos os profissionais da rede – dentistas, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros e agentes comunitários -, além de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas universidades Federal e Católica de Pelotas (UCPel).
São cerca de 80 alunos do primeiro e segundo semestre envolvidos, os quais passaram por capacitações com professores, em todas as ações, e foram aos territórios da cidade falar com a população sobre o risco de câncer de boca, fatores de risco, lesões a serem observadas e cuidados que se deve ter. No dia 27 de abril, a atividade do Maio Vermelho foi até a Colônia Z3. No dia 4 de maio, a UBS Py Crespo e o Pestano receberam a programação e, no dia 11, foi a vez das olarias da Sanga Funda.
Fatores de risco
Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que o câncer de boca ocupa o 7º lugar em incidência na população brasileira e atinge principalmente homens acima dos 40 anos.

– Tabagismo
– Consumo regular de álcool
– Exposição excessiva dos lábios ao sol
– Higiene bucal deficiente
– Dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais, e rica em gorduras.




Atividades do Maio Vermelho levam atendimentos à população

Fonte: Diário da Manhã | Colônia-Z3
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.

Junte-se a 37.878 outros assinantes