Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Portal Praia do Laranjal - www.PraiaDoLaranjal.tur.br
Praia do Laranjal, Pelotas, Rio Grande do Sul

A expectativa por uma boa safra de camarão em 2021, começa a ganhar força na Z-3. Para os pescadores, água salgada é prenúncio de boa safra, e as expectativas se voltam para fevereiro, quando é liberada a captura do camarão. Os pescadores da Colônia Z3 têm expectativa de que a tainha e o camarão encham as redes em 2021.

O vento sul, chamado pelo pescadores de “rebojo”, é o principal responsável pela salinização, que depende também, do regime de chuvas e da influência das marés. “Depois que as larvas entram na Lagoa, não saem mais”, diz Antônio Carlos dos Santos pescador há 39 anos.

Depois de cinco safras frustradas, o crustáceo retornou às redes e será aguardado, por cerca de 700 famílias da localidade, que vivem da pesca artesanal. O período de captura vai de 1º de fevereiro a 31 de maio. Na safra de 2018, segundo Sandro Manoel Pinto vice-presidente do Sindicato de Pescadores, foram capturados cerca de 300 toneladas de camarão na Z-3. “O valor pago aos pescadores é muito inferior ao que é cobrado do consumidor”, desabafa o representante dos pescadores.

Por exemplo, o quilo do camarão médio vendido por 10 reais pelo pescador, chega a custar 30 no entreposto. Ainda segundo ele, o consumidor interessado pode adquirir o pescado na Z-3. O que justifica a previsão de uma safra superior a deste ano, é o fato da Lagoa já estar salgada, quando na safra anterior isso só ocorreu em fevereiro.

The post CAMARÃO: LAGOA SALGADA É PRENÚNCIO DE BOA SAFRA appeared first on Jornal do Laranjal.



Fonte: Jornal do Laranjal

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr