Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal, Pelotas, Rio Grande do Sul

Teve início na segunda-feira (26), a retirada de pneus acumulados em área do antigo Ecoponto de Pneus, na avenida Francisco Caruccio, localizada no bairro Três Vendas. A parceria realizada entre o Município e a empresa de reciclagem ReciclaMais, tem como principal objetivo a destinação correta dos materiais acumulados na localidade em anos anteriores. A remoção dos materiais é realizada por reeducandos do projeto Mão de Obra Prisional (MOP), juntamente com profissionais da ReciclaMais.

Equipes do projeto Mão de Obra Prisional e da empresa ReciclaMais retiram resíduos acumulados no antigo Ecoponto de Pneus

O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, esteve no local durante o início da ação e ressaltou a importância da parceria feita com as pastas de Obras e Pavimentação (Smop), que disponibilizou equipe de trabalho, e a de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), que fez a limpeza da área e executou a melhoria do acesso, na intenção de agilizar o serviço. “São muitas mãos trabalhando juntas em prol da cidade”, comentou Schaefer.

A destinação e transporte do resíduo não terão custos ao Executivo, já que a empresa, que tem sede em Gravataí, utiliza a borracha para a produção de diversos itens, como asfalto, tapetes e gramados sintéticos, por exemplo. De acordo com a Secretaria, a previsão é de que sejam recolhidas aproximadamente 19 toneladas de pneus durante o processo de retirada, que não tem data de término definida.

O que será feito com a borracha dos pneus?

O pneu, que é utilizado em carros, caminhões e outros meios de locomoção, é um dos tantos itens feitos, em sua maioria, de borracha, e que são utilizados pela ReciclaMais, que trabalha exclusivamente com a reciclagem do resíduo.

Depois de moída, a borracha pode ser transformada em asfalto, solado de sapato, tapete, gramados sintéticos, entre outros produtos, a fim proteger o meio ambiente com o uso correto do material.

Seja qual for o tamanho, o pneu é um resíduo de difícil destinação e pode demorar até 600 anos para se decompor de maneira completa, tornando-se um grande inimigo durante a limpeza das cidades, por ser um produto que pode ser facilmente descartado, muitas vezes, de maneira irregular.

“É necessário que haja consciência por parte da população, e que caso seja necessário, o material seja descartado em local adequado, como por exemplo, nos Ecopontos da cidade”, destaca o secretário.

Saiba onde é possível descartar pneus e outros resíduos

Ecoponto Centro – Avenida Juscelino Kubitschek, 3.195

Funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ecoponto Laranjal – Rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde

Funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os demais Ecopontos do município encontram-se fechados no momento, pois estão passando por readequações técnicas.



Fonte: Diário da Manhã | Laranjal

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr