Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Previous
Next

Praia do Laranjal

Praia charmosa, com lindas figueiras, que convidam sentar à sombra, saborear um sorvete, tomar um bom chimarrão, colocar o papo em dia em roda de amigos e praticar esportes. Lugar gracioso com um calçadão em excelente conservação, próprio para uma boa caminhada ao amanhecer ou ao fim da tarde.

 

Localizada há 15 minutos do centro da cidade de Pelotas, faz parte da Costa Doce / RS, possui um calçadão de aproximadamente 2km de extensão, ligando o balneário Valverde ao Balneário Santo Antônio. Os esportes praticados na Praia do Laranjal, estão o Kitesurf, Windsurf, StandUP Paddle, Futebol de Areia, Vôlei de Praia, Caminhadas, Corridas, dentre tantos outros possíveis.

 

A Praia do Laranjal possui ainda, comércio ao longo da orla para facilitar a vida dos visitantes e suprir as necessidades de alimentação, entretenimento, serviços, saúde e cuidados com higiene.

Quem chega pela Praia do Laranjal localizada no Rio Grande do Sul, não imagina que aqui era uma imensa propriedade particular.

Joaquim José D’ Assumpção, um português que adotou o Brasil como casa, viveu aqui por muitos anos, até que depois do seu falecimento a sua fazenda foi passada para herdeiros, que permitiram com o tempo o acesso de turistas que chegavam pela área.

A área não é mais fechada, mas a casa onde viveu o português ainda é mantida e um dos atrativos da cidade. Por aqui há muito o que fazer e ver. Veja algumas dicas

Cenário da Praia do Laranjal (RS)

Ao chegar aqui você encontrará uma praia limpa, tranquila e sem tanta agitação (dependendo da época do ano). A longa faixa de areia amarelada e mais firme é típica de todas as praias do Rio Grande do Sul. O mar tem sempre ondas tranquilas e é ótimo para aquele mergulho, principalmente no final da tarde.

Estrutura na Praia do Laranjal (RS) 

A estrutura da Praia do Laranjal é bem completa. Grande parte da orla é cercada por um calçadão que pode ser utilizado para caminhadas ou práticas de esportes. Na praia você não verá barracas na areia, mas muitos quiosques e restaurantes na proximidade são de fácil acesso para suas refeições.

O comércio aqui também é muito completo. Por se tratar de uma cidade de conservação histórica, a estrutura foi feita pensando em atender todos os visitantes que chegam aqui para conhecer um pouco mais da construção do Rio Grande do Sul.

Onde ficar Praia do Laranjal (RS)

Em toda a Praia do Laranjal há uma boa quantidade de hotéis e pousadas para você passar as suas férias. Ainda assim, o que predomina por aqui são as casas de veraneio. Se você está de viagem com uma turma ou com sua família, essa parece ser a melhor opção para as suas férias. Além de reduzir os custos com hospedagem, ainda resultam em mais privacidade para todos.

Como chegar Praia do Laranjal (RS)

O acesso até a Praia do Laranjal é feito pela Avenida Adolfo Fetter e pela Avenida Ferreira Viana. Se você vem de Porto Alegre, pode pegar qualquer linha na Rodoviária de POA até Pelotas e daqui um segundo ônibus para a Praia do Laranjal. O tempo de viagem do último trecho é de no máximo 1 hora, sendo apenas 12 quilômetros de distância a serem percorridos.

O que fazer na Praia do Laranjal (RS)

  • Durante o verão, a Praia do Laranjal é muito visitada, o que pode não agradar aos turistas que chegam por aqui em busca de tranquilidade. Se você quer fugir de barracas e restaurantes lotados, pode visitar tranquilamente a praia em outra época do ano.
  • Na Praia do Laranjal há vários balneários e o mais famoso dele é o de Santo Antônio. A flora e fauna desse local é fiscalizada e todo o balneário transformou-se em uma Zona de Preservação Paisagística Natural. Se você gosta de um turismo mais ecológico, vale a pena explorar a região.
  • Praia do Laranjal é perfeita para quem está em férias com a família e procura um destino para relaxar! Além desse há muitos outros no Rio Grande para se aproveitar! Confira aqui no site!

Curiosidades da Praia

A Praia do Laranjal possui os balneários Valverde, Santo Antônio e Balneário dos Prazeres e é banhada pela Lagoa dos Patos.

O povoamento da cidade se originou em 1763, quando muitos habitantes da vila de Rio Grande, fugindo da invasão espanhola ocorrida na época, buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomaz Luiz Osório, que se localizava às margens da Laguna dos Patos – hoje balneário do Laranjal.

O Laranjal teria esse nome porque, durante certa época, a família que era proprietária de toda a sua área, e que mais tarde a transformou em diversos loteamentos, teria tentado implantar um laranjal ali. Com isso, ficou o hábito de dizer “lá no Laranjal dos Assunção”. No entanto, não há nada que prove essa hipótese.

O engenheiro agrônomo Adolfo Bender ajudou o advogado nesta fase inicial. Ao receber em 1998 a insígnia do Trevo de Ouro da Escola de Agronomia da UFPel, ele lembrou em seu discurso: “O planejamento desse balneário foi executado com extremo cuidado, com a preservação do ambiente, inclusive transplantando coqueiros e árvores de outros logradouros públicos que, de outro modo, teriam sido abatidos. Ainda por sugestão do doutor Antônio, replantamos figueiras e os coqueiros que enfeitam e melhoram o clima da avenida beira Lagoa.”

A extensão da orla é de aproximadamente 2 km, o que possibilita a prática de diversos esportes, aquáticos quanto praticados na areia e calçadão.

A praia do Laranjal também da o sustento de varias famílias com a pesca principalmente com o camarão e peixes locais.