EnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol

Praia do Laranjal

Praia charmosa, com lindas figueiras, que convidam sentar à sombra, saborear um sorvete, tomar um bom chimarrão, colocar o papo em dia em roda de amigos e praticar esportes. Lugar gracioso com um calçadão em excelente conservação, próprio para uma boa caminhada ao amanhecer ou ao fim da tarde.

 

Localizada há 15 minutos do centro da cidade de Pelotas, faz parte da Costa Doce / RS, possui um calçadão de aproximadamente 2km de extensão, ligando o balneário Valverde ao Balneário Santo Antônio. Os esportes praticados na Praia do Laranjal, estão o Kitesurf, Windsurf, StandUP Paddle, Futebol de Areia, Vôlei de Praia, Caminhadas, Corridas, dentre tantos outros possíveis.

 

A Praia do Laranjal possui ainda, comércio ao longo da orla para facilitar a vida dos visitantes e suprir as necessidades de alimentação, entretenimento, serviços, saúde e cuidados com higiene.

Curiosidades da Praia

A Praia do Laranjal possui os balneários Valverde, Santo Antônio e Balneário dos Prazeres e é banhada pela Lagoa dos Patos.

O povoamento da cidade se originou em 1763, quando muitos habitantes da vila de Rio Grande, fugindo da invasão espanhola ocorrida na época, buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomaz Luiz Osório, que se localizava às margens da Laguna dos Patos – hoje balneário do Laranjal.

O Laranjal teria esse nome porque, durante certa época, a família que era proprietária de toda a sua área, e que mais tarde a transformou em diversos loteamentos, teria tentado implantar um laranjal ali. Com isso, ficou o hábito de dizer “lá no Laranjal dos Assunção”. No entanto, não há nada que prove essa hipótese.

O engenheiro agrônomo Adolfo Bender ajudou o advogado nesta fase inicial. Ao receber em 1998 a insígnia do Trevo de Ouro da Escola de Agronomia da UFPel, ele lembrou em seu discurso: “O planejamento desse balneário foi executado com extremo cuidado, com a preservação do ambiente, inclusive transplantando coqueiros e árvores de outros logradouros públicos que, de outro modo, teriam sido abatidos. Ainda por sugestão do doutor Antônio, replantamos figueiras e os coqueiros que enfeitam e melhoram o clima da avenida beira Lagoa.”

A extensão da orla é de aproximadamente 2 km, o que possibilita a prática de diversos esportes, aquáticos quanto praticados na areia e calçadão.

A praia do Laranjal também da o sustento de varias famílias com a pesca principalmente com o camarão e peixes locais.