Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal, Pelotas, Rio Grande do Sul

A Cia. pelotense grava documentário domingo e videodança na segunda-feira

Por Carlos Cogoy

A estreia será em maio, quando o projeto “Videodança RS” estará divulgando as gravações com grupos de Pelotas, Caxias do Sul, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Rosa e Porto Alegre. A iniciativa é da produtora MOOV.art, especializada em dança, que ano passado convidou seis grupos gaúchos. No Videodança RS, que será disponibilizado nas redes sociais da Moov.Art, cada grupo terá uma apresentação, registrada em vídeo, e duração de três a cinco minutos. Além disso, também será exibido um breve documentário sobre os participantes. E o projeto reúne “Rua em Cena” de Pelotas, “Giro Livre” de Santana do Livramento, “Grupo Lado B da Rua” da ONG Parceiros do Bem de Santo Ângelo, “Royale Escola de Dança e Integração Social” de Santa Maria, “Cirandeira da Cultura Popular” de Caxias do Sul, “FlashBlack Cia de Dança” de Porto Alegre. O Videodança RS está sendo viabilizado através do Edital de Concurso Produções Culturais da SEDAC/RS – nº 09/2020 -, com recursos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.

PELOTAS – Os grupos de cinco cidades já gravaram, e agora chegou a vez de Pelotas. Assim que os vídeos de todos os grupos, estiverem finalizados e editados, acontecerá o lançamento. Conforme divulgação, o grupo pelotense “Rua em Cena” gravará a videodança no domingo. Entre as locações, bairro Las Acácias, Laranjal e Cachoeira do Arco-Íris. Já na segunda-feira será registrado o documentário. O Rua em Cena foi escolhido pelo diretor Fernando Muniz da MOOV.art pois, assim como os demais integrantes do projeto, dedica-se à dança mas também desenvolve ações sociais.

RUA EM CENA – O diretor Fernando Muniz acrescenta: “Criada em 2014, a Cia. Rua em Cena desenvolve trabalhos a partir de técnicas e estéticas das Danças Urbanas, buscando o diálogo com outras formas de arte, afirmando um pensamento contemporâneo de dança que parte de técnicas urbanas de expressão do movimento. Tem performances e apresentações destacadas em festivais do gênero, com premiações em encontros no Estado e no País. A formação também trabalha com o ensino de dança, e atua ainda em diferentes projetos como o ‘Aula Aberta’ da Rua em Cena e o ‘Rolê da Rua em Cena’. E a companhia tem direção do coreógrafo Taison Furtado”.

Coreógrafo e diretor Taison Furtado ao centro e o elenco do “Rua em Cena”

ELENCO de bailarinos da Cia. Rua em Cena: Bruno de Quadros Porciuncula; Deivid Garcia Viegas; Lucas Falcão; Marlon Ramos da Costa; Renan Vaz Severo; Tuana Oxley Pereira. Em destaque, Taison Furtado, bailarino, coreógrafo e diretor da Cia. A produção local é da Carol Portela Produções Culturais. Na trajetória da Cia. Rua em Cena: 2 ° lugar / conjunto adulto Danças Urbanas (Dança Bagé em 2015); 2° lugar / Grupo Adulto Danças Urbanas no Bento em Dança (2016); 2° lugar / solo adulto Danças Urbanas no Dança Pelotas em 2017; 1° lugar / duo Adulto Danças Urbanas no Dança Arroio Grande 2017; 1° lugar / grupo adulto Danças Urbanas, 1° lugar / duo adulto Danças Urbanas, e prêmio de melhor coreografia do Gênero no Jaguarão em Dança 2018; 1° lugar / grupo adulto Danças Urbanas, Prêmio de melhor coreografia do Gênero, Prêmio Destaque Geral do Festival (Terceira maior nota geral), no Jaguarão em Dança 2019. Também em 2018, o grupo participou do festival RIO H2K, e integrou a Caravana Digital, evento itinerante que auxiliava a população na migração do sinal analógico para digital.

MOOV.ART recebeu o Prêmio Açorianos em 2018, categoria Novas Mídias, com a videodança “Um olhar através de”, da Transforma Cia. de Dança.



Fonte: Diário da Manhã | Laranjal

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr