Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Famílias desalojadas pelo alagamento

Prefeitura acompanha três famílias que estão desalojadas no Arco-íris, monitora pontos mais críticos da cidade e intensifica drenagem pluvial
Desde as primeiras horas desta quarta-feira (26), equipes da Prefeitura de Pelotas atuam em diferentes pontos da cidade, onde houve maior acúmulo de água, para facilitar o escoamento e a drenagem pluvial, diante das fortes chuvas que caíram no município. Três famílias foram removidas de suas casas, no Arco-íris, e recebem acompanhamento da Assistência Social. Foram levadas para casas de familiares e amigos. De acordo com o registro pluviométrico do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), nas últimas 48 horas foram 95 milímetros de precipitação, o que representa, 66% da média histórica prevista para o mês de julho, conforme levantamento do Departamento de Agrometeorologia da Emprapa/UFPel.
Auxílio a famílias
A Secretaria de Assistência Social (SAS) está acompanhando as nove pessoas das três famílias residentes na rua 15 do Arco-íris, que precisaram deixar suas casas em razão do avanço das águas do canal da localidade. Elas foram removidas durante a manhã com ajuda dos bombeiros. “Fomos até local verificar a necessidade de acolhimento das famílias desalojadas. Elas resolveram ir para casas de parentes e estamos avaliando outras necessidades, como alimentos, roupas e cobertores. A assistente social mantém acompanhamento constante dessas famílias”, explicou o secretário de Assistência Social, o secretário Tiago Bündchen.

Famílias foram para casas de parentes e estão sendo acompanhadas pela prefeitura. Foto: Rafaela Dutra
Desobstrução de vias
O trabalho de desobstrução e drenagem de ruas e avenidas foi intensificado em diferentes locais, como na rua 13 do Jardim Europa, onde as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) realizaram serviços de alargamento e limpeza das valas. Mesma ação foi feita em diversas outras localidades, como no loteamento Thoussaint, na rua Três da Vila Princesa e na avenida Ernani Osmar Blaas na Cohab Lindoia, onde bueiros e valetas foram desobstruídos. Na avenida Manoel Antônio Perez, Corredor do Obelisco, as equipes removeram várias cargas de lixo e entulhos que comprometiam o sistema de escoamento.
Descarte irregular de lixo contribui para alagamentos

SSUI intensifica ações de drenagem de vias. Foto: Janine Tomberg
O secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes, ressaltou a necessidade de colaboração da comunidade para que não seja descartado lixo doméstico de forma irregular em ruas, esquinas e terrenos. “Encontramos muito lixo que vem pelas valetas e acaba trancando nas bocas de lobo das travessias e encontro de ruas. Em vários locais, limpos há três dias, hoje encontramos lixo doméstico de todo o tipo, muitas sacolas plásticas, madeira e até descartes de produtos eletrônicos e restos de móveis. Isso prejudica muito o escoamento, principalmente diante de grandes volumes de água como os registrados nesta quarta-feira”, apontou.
Z3
Na avenida Rubens Machado Souto, proximidades da ponte do Totó, entre o Balneário dos Prazeres e a Colônia de Pescadores Z3, as equipes a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) trabalham para recompor parte da pista danificada pela força da água e liberar o trânsito que estava bloqueado.
Macrodrenagem
De acordo como Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), o sistema de macrodrenagem não registrou problemas. Todas as estruturas operaram a pleno. No início da manhã, houve alguns acúmulos de água, pontuais, solucionados em pouco tempo.
A coleta de lixo teve dificuldades de acessar algumas localidades, pela manhã, como no Balneário dos Prazeres, Pontal da Barra, Getúlio Vargas, Jardim do Prado e os ecopontos da Balsa e Laranjal. Na rua Doutor Maximiano Pombo Cirne no Solar da Figueira, o caminhão não conseguiu entrar por causa de fiação elétrica rompida.



Famílias desalojadas pelo alagamento

Fonte: Diário da Manhã | Colônia-Z3
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.