Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal, Pelotas, Rio Grande do Sul

O kitesurf é uma modalidade na qual o praticante utiliza uma prancha e uma pipa para mover-se com o vento

O kitesurf é uma modalidade na qual o praticante utiliza uma prancha e uma pipa para mover-se com o ventoA Laguna dos Patos é tida como uma das melhores raias para esportes náuticos. Potencial pouco explorado na cidade pelos pelotenses. A Praia do Laranjal é reconhecida nesse aspecto, sendo considerada uma das melhores para as práticas de modalidades como o KiteSurf, WindSurf entre outras.

O morador Samuel Laranjeira de 56 anos conta que conheceu o esporte tardiamente. “ Fui apresentado ao esporte por casal de amigos e logo quis praticar”, diz o bancário que era adepto de maratonas. Segundo ele, para começar são necessárias 5 ou 6 aulas, instruções em terra para aprender sobre a montagem do equipamento, funcionamento e segurança.

“Na água é que realmente se aprende, é o que chamamos de memória muscular. Vai fazendo e acertando. ” diz Samuel, que lamenta ter descoberto o esporte tão tardiamente. Ele revela que, o stress do trabalho e a pressão por resultados desaparecem quando entra na lagoa. Para começar no esporte, é preciso ter o equipamento completo.Uma pipa, bomba, barra, trapézio, colete, prancha e bota. Se for no inverno, precisa de um ‘long john’ para proteger do frio. O equipamento completo pode custar de 5 mil (usado) a 20 mil reais.

As velas precisam ser substituídas conforme a força dos ventos. Em dias de ventos fracos, o ‘kite12′, ou seja, a vela com 12 metros quadrados de área terá a força necessária para impulsionar o praticante. Já em dias de ventos fortes, a vela pode diminuir para 10, 8 ou até 7 metros quadrados.

Samuel faz questão de destacar que nunca teve nenhum problema de saúde devido o contato com as águas. “As pessoas falam mal da lagoa, mas a balneabilidade são índices, nós que estamos na água o ano inteiro que podemos afirmar”, relata o morador, que lamenta a propaganda negativa feita pela imprensa local.

O bancário diz que o equipamento tem baixa manutenção, e vale o investimento pela satisfação gerada. “Esqueço de tudo com o vento no ouvido e a lagoa no horizonte. Se dividir o valor pela durabilidade, vale cada real investido”, finaliza.

The post KITESURF VEM GANHANDO ADEPTOS NO LARANJAL appeared first on Jornal do Laranjal.



Fonte: Jornal do Laranjal

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr