Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

loader-image
Pelotas
Pelotas / RS
,
temperature icon
Humidity Humidity:
Wind Wind:
Wind Gust Wind Gust:
Clouds Clouds:
Visibility Visibility:
Sunrise Sunrise:
Sunset Sunset:

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Laranjal é preparado para o veraneio

Equipes da Prefeitura de Pelotas realizam uma força-tarefa para qualificar a infraestrutura dos balneários do Laranjal – Valverde, Santo Antônio e dos Prazeres – para a temporada de veraneio.  Além de uma série de investimentos feitos ao longo do ano, a Secretaria de Ações da Cidade (SAC), integrada pelas pastas que atuam em demandas com transversalidade no Município, prepara um conjunto de serviços pontuais.
Melhorias na distribuição de água para o Balneário dos Prazeres, aumento da coleta de lixo, conclusão da pavimentação da rua São Borja, reforço nos horários do transporte coletivo e serviços de requalificação da infraestrutura – limpeza de valetas, capina, recuperação da sinalização de trânsito e outros – estão entre as atividades preparadas.
O coordenador da SAC, secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, reforça que, apesar de o Laranjal receber atenção do Poder Público durante todo ano as ações são intensificadas no verão devido ao aumento da população nos balneários. “Há um esforço de todas as secretarias, cada uma dentro das suas especificações, para melhorar os balneários para receber os veranistas e turistas eventuais”, diz.
Serviços estão sendo executados pela prefeitura
Investimentos garantem melhor estrutura aos balneários
O R11, que deve entrar em funcionamento em 2023, é o novo reservatório do Balneário dos Prazeres e um dos principais investimentos do Sanep para solucionar o problema de abastecimento de água. A estrutura multiplicará por seis a capacidade atual de armazenamento de água, naquela região, passando de 40 para 250 mil litros e funcionará permanentemente, distribuindo água para o Balneário dos Prazeres e Colônia Z3. O investimento total é de R$ 1,5 milhão, com recursos próprios do Sanep.
Enquanto o R11 não entra em funcionamento e como medida temporária para suprir o aumento da demanda no verão, será instalado um novo contêiner, que aumentará a capacidade de tratamento de água bruta em 50 litros por segundo, assegurando mais estabilidade no abastecimento.
A expectativa de ter resolvidos os problemas, anima a população da localidade, como Manoel Soares, 51anos, morador do Balneário dos Prazeres há 20 anos.  “O Barro Duro evoluiu muito. Agora, nós temos uma média de mais de dez mil moradores e, com a nova caixa d’água, a nossa esperança é que nossa vida melhore bastante”, afirma.
Ainda no Balneário dos Prazeres, será realizada a troca de todo o sistema de iluminação. A mudança das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED começa na próxima semana.

No Balneário Santo Antônio, a conclusão da pavimentação da rua São Borja é um dos principais investimentos para garantir mais conforto aos moradores anuais e aos visitantes. A obra, em fase de conclusão, inclui, além do calçamento com blocos de concreto em 190 metros, a drenagem, meios-fios, calçadas com acessibilidade e sinalização vertical e horizontal. Desde o dia 26 de novembro, os ônibus voltaram a passar pelo trecho.
Para Rosaura Steuer, 60 anos, que há 11 anos reside na rua São Borja, a obra vai garantir melhoria na circulação dos moradores e do trânsito no local. “Com certeza, vai melhorar, porque, antes, enchia de água da chuva e era complicado para o ônibus para chegar. Agora, vai melhorar bastante”, diz.
Também no Santo Antênio, está em andamento a operação tapa-buracos na avenida Rio Grande do Sul, no trecho entre as avenidas Adolfo Fetter e Arthur Augusto Assumpção.
Serviços reforçados
A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) garantirá o reforço nas linhas de ônibus Valverde e Santo Antônio, Balneário dos Prazeres e Z3, nos horários de final de semana. A STT também vai realizar a requalificação das pinturas de faixas de segurança e de rotatórias das avenidas Adolfo Fetter e Ferreira Viana, além da revisão e requalificação da sinalização da orla da praia do Laranjal. O recolhimento de resíduos orgânicos também será ampliado a partir desta sexta-feira (2) e passa as ser feito também aos sábados.

A partir do dia 1º de dezembro, mais três contêineres contendo banheiros masculino e feminino se somarão às duas unidades permanentes ao longo da praia do Laranjal. Serão cinco estruturas espalhadas pelos balneários Santo Antônio e Valverde, além dos banheiros químicos instalados no Balneário dos Prazeres, durante o veraneio. O Sanep também dará manutenção constante aos chuveiros disponíveis aos banhistas.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) vai aumentar o número de funcionários para atendimentos na Coordenadoria (Cosac) do Laranjal, a fim de qualificar o atendimento na prestação dos serviços de manutenção e zeladoria.
A análise da balneabilidade da água da Lagoa dos Patos será realizada, semanalmente, em parceria com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), responsável pela divulgação dos relatórios sobre a qualidade da água nas praias de todo o Estado.
Fotos:Michel Corvello/ASCOM



Laranjal é preparado para o veraneio

Fonte: Diário da Manhã | Balneário dos Prazeres
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.