A vereadora Marisa Schwarzer protocolou na manhã de hoje um pedido de providências à líder do executivo e à secretaria de saúde, a fim de incluir crianças com síndrome de Down no grupo de prioridade da vacinação contra a Covid-19. Justifica-se a proposição, tendo em vista que crianças portadoras da síndrome de Down, são clinicamente associadas a vários fatores imunológicos anormais, dentre os quais a maior incidência de desordens auto-imunes, maior vulnerabilidade a infecções bacterianas e virais, sendo a síndrome genética de maior referência a imunodeficiências.
Crianças portadoras de síndrome de Down sofrem de infecções mais frequentes e duradouras do que as demais crianças, infecções estas que afetam principalmente o trato respiratório inferior, como pneumonias, que aliás são as causas mais comuns de internação hospitalar e morte.
Tal fato se deve em razão de que o timo, um dos órgão mais importantes na
maturação das células imunológicas, é menor nas crianças portadoras de síndrome de Down, revelando anormalidades estruturais, que levam à ausência de alguns tipos de anticorpos ou insuficiência no número/atividade de alguns tipos celulares. Segundo estudos, alguns distúrbios imunológicos que ocorrem na síndrome de Down, se
assemelham com o processo natural de envelhecimento apresentado em indivíduos não portadores da síndrome.
The post MARISA SCHWARZER PEDE PRIORIDADE NA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN CONTRA O COVID-19 appeared first on Jornal do Laranjal.
Fonte: Jornal do Laranjal