Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Banda oferece passeio sonoro por Pelotas, Rio Grande, Pedro Osório e Jaguarão

Por Carlos Cogoy

Sextexto, Power Trio e agora quarteto. Em cinco anos de trajetória, a banda Dama Etílica teve diferentes fases e formações. Mas o estilo se manteve, e a sonoridade é o Pampa Rock. A alteração neste ano foi na bateria, com a saída de Rogério Gonçalves, e a chegada de Lee Rastaman. Porém, com a quarentena, Lee ainda não participou de ensaio com o grupo. Na formação, também Júnior Noble (voz e violão), Elton Pizarro (contrabaixo), e Alexandre Vianna (guitarra). Durante o distanciamento social, a banda tem lançado material que já estava gravado. Os integrantes destacam o EP “Cidades”, disponível no canal da banda no Youtube. E Noble acrescenta que nos próximo dias, o EP com cinco faixas, também estará disponível nas plataformas de streaming.

Dama Etílica quarentena EP (1)CIDADES – Porto Alegre-se, Escadas da Matriz, Entardecer no Laranjal, Molhes da Barra, e Pedro Osório Terra. As composições do EP Cidades são de Noble que, na música Escada da Matriz sobre Jaguarão, divide a autoria com Alex Araújo. Em Molhes da Barra e Pedro Osório Terra, participações da vocalista Bia Cunha. Sobre o disco, Noble menciona: “As músicas Porto Alegre-se, Entardecer no Laranjal e Molhes da Barra já tinham sido gravadas e lançadas há algum tempo. A música Pedro Osório Terra foi gravada há mais de ano, mas estava guardada, à espera do momento oportuno. No final de 2019, recebemos o convite dos amigos da banda jaguarense Blackout, para uma parceria. A composição foi surgindo via WhatsApp, e teve produção de Igo Santos. Mas o projeto parou. Então, em junho de 2020 resolvemos retomar, pois a canção ficou linda e merecia ser divulgada ao público. Em Jaguarão houve a gravação da bateria, baixo e guitarra. Por aqui, em Pelotas, fomos ao estúdio do amigo Roxx, e gravamos voz e guitarra. Assim, nascia a música Escadas da Matriz, e o conceito para lançar o EP Cidades. As fotos são do amigo Luiz Carlos Vaz, que tem a percepção de captar que as cidades, além dos monumentos, são feitas de pessoas”.

VIRA O MATE – Na quarentena, a banda habilitou-se ao edital da Secult. E, conforme Noble, o grupo aguarda pelos editais da Lei Aldir Blanc. Em junho, a banda fez uma live. Já

em julho, a live foi cancelada devido às recomendações e cuidados, pois a cidade esteve alternando as bandeiras na pandemia. Eventualmente, voz e violão, Noble tem tocado na redes sociais. Já o clipe para “Vira o Mate”, foi lançado em junho e pode ser assistido no Youtube. Nas imagens da música composta há quase vinte anos, e gravada em 2020 para abrir o disco, ainda inédito, comemorativo ao quinto aniversário do grupo, amigos como Tonho Crocco da Ultramen, Felipe Mello da Doidivanas, e o gaiteiro Mano Jr, compartilham o chimarrão numa roda de mate virtual.

DAMA Etílica quarentena CLIPE (1)LIVE banda está sendo programada para setembro, diz Noble, se houver a autorização dos setores competentes. Em plataformas como Spotify e Deezer, pode ser ouvido o EP anterior Infinito Sul. Sobre o Cidades, que nesta semana já estará nas plataformas, a banda acrescenta: “Acho que o mais importante ao lançar esse material em tempo de isolamento, é que as pessoas se enxerguem nas cidades, e lembrem que são parte dela. Assim, encantem-se ainda mais, e tenham orgulho da sua terra. É tão lindo cantar a sua cidade, sua terra e sua raiz”.



Fonte: Diário da Manhã | Laranjal