Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Obra do Sanep no Laranjal ligará mais de 60 residências a rede de esgoto

Cerca de 770 metros de tubulação serão instalados na avenida Rio Grande de Sul, a partir do investimento próprio do Sanep de R$ 350 mil, ampliando a rede de coleta e tratamento de esgoto no Balneário

Sanep deu início, na última semana, à obra de ampliação da rede de esgoto cloacal no Laranjal, com a instalação de nova tubulação coletora em 770 metros da avenida Rio Grande do Sul – uma das principais vias de acesso à praia. O encanamento possibilitará que o esgoto gerado em dezenas de residências seja direcionado à Estação de Tratamento (ETE) Laranjal, onde se atinge um índice de 85% de eficiência no tratamento dos despejos. Nesta segunda-feira (12), a prefeita Paula Mascarenhas visitou a obra e conferiu de perto a intervenção. O vice-prefeito, Idemar Barz, o coordenador da Secretaria de Ações da Cidade (SAC) e secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, e a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, também estiveram presentes.

Mais de R$ 350 mil de recursos próprios da autarquia serão aplicados na execução do projeto, que representa mais um passo do município em direção à universalização do esgoto. Parte da nova extensão de rede, de 550 metros, será implantada em cinco quadras da Rio Grande do Sul, entre a rua Santo Ângelo e a avenida Espírito Santo (sentido bairro-Centro). Posteriormente, outros 220 metros serão instalados no lado oposto da via, beneficiando, ao todo, mais de 60 famílias da região, que terão suas residências ligadas à tubulação ao término da obra. O trajeto também contempla a entrada do Supermercado Paraíso, ponto de passagem de milhares de pessoas – principalmente na época de veraneio.

Acompanhando o começo do trabalho – que iniciou pelo rebaixamento do lençol freático –, Michele Alsina destaca a relevância do serviço para a saúde e bem-estar da comunidade local, dos visitantes e turistas que retornam da praia e, também, para a preservação do meio ambiente e valorização dos imóveis. “Investir na destinação correta do esgotamento sanitário é investir em saúde pública e qualidade de vida, portanto, uma prioridade para o Sanep”, disse.

Moradora há mais de 40 anos da avenida Rio Grande do Sul, Joanna Gularte, de 81 anos, recebeu a notícia com “alívio”, como descreveu. De acordo com ela, que aprecia as tardes de verão em frente à casa, o serviço refletirá em melhor qualidade de vida para a comunidade e valorização da região. “Às vezes, era complicado até para atravessar a rua ou andar na calçada devido ao despejo irregular de esgoto em alguns pontos, além do cheiro ruim, que aumentava no veraneio. Saber que vamos ter rede agora é ótimo, ficamos muito contentes”, comemorou Joanna.

Orientações à comunidade

Desde o início da semana, a equipe de Assistência Social da autarquia tem visitado a localidade para conversar com os moradores a respeito da intervenção, explicando tanto as mudanças que ocorrerão na via devido à obra, quanto os impactos sociais gerados pela coleta e tratamento do esgoto. “O objetivo é ambientar a comunidade previamente sobre o que vai acontecer e colocar o Sanep à disposição em caso de dúvidas. É uma oportunidade para ouvir os moradores e explicar que, assim como toda obra, haverá transtorno, mas ele é temporário e necessário para colher os benefícios no futuro”, afirmou Michele.

A população também já vem sendo informada quanto aos procedimentos necessários para solicitar a ligação de esgoto, bem como as intervenções que precisam ser feitas no imóvel para adequá-lo ao serviço. A previsão é de que a obra seja concluída em dois meses, dependendo das condições climáticas no período.

ETE Laranjal

Inaugurada em dezembro de 2007, a Estação de Tratamento de Esgoto do Laranjal fica localizada na avenida Senador Joaquim Augusto Assumpção e está conectada a mais de 15 quilômetros de redes coletoras, atingindo mais de 1,2 mil famílias do bairro. A nova tubulação na Rio Grande do Sul será ligada à rede já em operação na Espírito Santo, onde está localizado o Coletor Geral para ser direcionado ao tratamento na ETE Laranjal.



Fonte: Diário da Manhã | Laranjal


Créditos da Foto ao fotógrafo da postagem original no Jornal Diário da Manhã.