Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

loader-image
Pelotas
Pelotas / RS
,
temperature icon
Humidity Humidity:
Wind Wind:
Wind Gust Wind Gust:
Clouds Clouds:
Visibility Visibility:
Sunrise Sunrise:
Sunset Sunset:

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Obras na Ferreira Viana entram na fase final

Serviços prévios de infraestrutura estão em fase de conclusão nos 4,2 quilômetros da avenida. Pistas são preparadas para receber asfalto e sinalização
A requalificação da avenida Ferreira Viana está prestes a entrar na sua fase final, a de pavimentação asfáltica. Desde o início dos trabalhos, em setembro de 2023, foram feitas travessias de drenagem, tubulações, envelopamento com concreto, construção de caixas, recomposição das valas, aplicação de massa asfáltica, e caixas com tampas grelhadas em redes longitudinais.
“A Ferreira Viana é um dos principais acessos ao Laranjal – ponto turístico, área residencial e de grande potencial para investimentos na zona urbana. A revitalização da avenida vai proporcionar mais segurança e conforto nos deslocamentos pelo percurso, valorizando ainda mais o bairro e qualificando a via”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.
O titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Roberto Ramalho, informa que a obra está reta final do preparo da via para começar a etapa de fresa e, posteriormente, do asfaltamento de toda a avenida, primeiro na pista sentido Centro/bairro e, depois, de forma parcial, no sentido bairro/Centro.
Ramalho explica, ainda, que estão em andamento as modificações externas nas rótulas para que, na próxima etapa, seja iniciada a pavimentação asfáltica. Depois do asfalto, será efetuada a obra dos eixos internos das rotatórias, para finalização do projeto com a pintura da sinalização viária.

Rótulas passam por modificações externas – Foto: Janine Tomberg
A requalificação dos 4,2 quilômetros de extensão da Ferreira Viana, do entroncamento com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira até a ponte do arroio Pelotas, conta com o investimento de R$ 4,4 milhões. Os recursos têm origem no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As obras são executadas pela empresa Encopav Engenharia Ltda, sob responsabilidade da Prefeitura. A avenida revitalizada terá nova pavimentação asfáltica, drenagem, ciclofaixa e sinalização horizontal e vertical.
População destaca segurança e andamento do projeto
O item segurança é apontado por trabalhadores, moradores e usuários da avenida Ferreira Viana como o principal ganho para todos com as intervenções de requalificação. O andamento das obras é considerado organizado e indispensável para as mudanças necessárias.

Para Carlos Roberto, mudanças vão evitar acidentes – Foto: Janine Tomberg
Há sete anos, Joice Farias trabalha como auxiliar de higienização e se desloca de bicicleta pela avenida. “As melhorias da pista para bicicletas trazem mais segurança para os ciclistas, sem a necessidade de se locomover junto com o movimento dos carros”, disse. Para Carlos Roberto Leitzke, que trabalha com controle de pragas, “as obras chegaram em boa hora e são fundamentais para organizar o trânsito, evitando acidentes nas pistas e com os ciclistas.”
Abner Matos é esteticista de animais de estimação e, há quase quatro anos, trabalha em uma loja do ramo na Ferreira Viana. “É um importante investimento. Além de deixar a avenida mais bonita e atraente para turistas e visitantes que frequentam o Shopping e se deslocam para o Laranjal, a drenagem acaba com preocupações e evita transtornos e riscos, principalmente para quem utiliza a ciclovia. O asfalto novo também vai trazer mais segurança e conforto. As obras estão sendo feitas de forma bem organizada”, registra.

Gabriel salienta a necessidade de obediência à sinalização – Fotos: Janine Tomberg
Para o ciclista Gabriel Santos, que reside no Simões Lopes e atravessa a cidade de bicicleta, cotidianamente, as mudanças na avenida vão oferecer mais segurança para os pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos. “Deverá prevalecer mais respeito às normas da sinalização e aos espaços para cada um. Quem está de bicicleta deve andar na ciclovia e, no trânsito das pistas, os motoristas têm que obedecer às faixas para pedestres e aos demais sinais. Cada um tem que fazer sua parte”, diz.



Obras na Ferreira Viana entram na fase final

Fonte: Diário da Manhã | Laranjal
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.