Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

loader-image
Pelotas
Pelotas / RS
,
temperature icon
Humidity Humidity:
Wind Wind:
Wind Gust Wind Gust:
Clouds Clouds:
Visibility Visibility:
Sunrise Sunrise:
Sunset Sunset:

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Pelotas vacina mais de 4,5 mil crianças de 5 a 11 anos

No total, 4.517 menores foram imunizados desde o início da vacinação infantil contra a Covid-19, que começou no dia 19 de janeiro no Município
Na sexta-feira (11), Pelotas alcançou a marca de 4.517 crianças de 5 a 11 anos vacinadas, pelo menos, com a primeira dose que protege contra a Covid-19. Os números divulgados pela Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) compreendem meninos e meninas, que residem nas zonas urbana e rural do Município, com e sem comorbidades ou deficiências.
As aplicações no público infantil, que se iniciaram no dia 19 de janeiro, continuam. Mas, agora, em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes. Nesta segunda-feira (14), foi aberto mais um ponto para imunização preparado para as crianças. Também sob agendamento, meninas e meninos poderão receber a primeira dose na Casa Cenáculo, localizada na avenida Dom Joaquim, 1.568, nas Três Vendas.
“Estamos trabalhando com muita dedicação e seriedade desde o início da vacinação dos nossos pequenos. O sistema de agendamento foi feito para evitar aglomerações, filas e para dar total atenção a uma criança por vez, visto que o processo de imunização precisa ser diferenciado. É muito importante que os pais ou responsáveis levem seus filhos para iniciar o esquema vacinal e mantenham todos os cuidados necessários. Somente com toda população imunizada poderemos sair dessa situação”, destacou a secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini.
Como funciona o agendamento
O agendamento de data, horário e local para a vacinação dos pequenos é, exclusivamente, pelo sistema disponibilizado pela Prefeitura e desenvolvido pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), a fim de agilizar o atendimento e evitar aglomerações ou tempo maior de espera.
O próprio sistema faz o cálculo do número diário de agendamentos disponibilizados para imunização na data e liberará para a população. Após a aplicação, as crianças devem ficar em observação, em espaço apropriado, durante 20 minutos.
Sobre o agendamento da vacinação, a SMS esclarece que, caso o usuário tenha dificuldade ou não tenha acesso à internet, poderá fazer a marcação em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).
Conforme novas remessas de vacinas forem enviadas ao Município, mais datas e horários para agendamentos serão disponibilizados.
No total, 4.517 menores foram imunizados desde o início da vacinação infantil contra a Covid-19, que começou no dia 19 de janeiro no Município
Confira os pontos selecionados para a imunização infantil
1ª dose
* Crianças de 6 a 11 anos – CoronaVac
Mediante agendamento no site da Prefeitura dedicado ao coronavírus.
– De segunda a sexta-feira
* Unidade de Vacinação Infantil (Casa Cenáculo) – avenida Dom Joaquim, 1.568 – Três Vendas, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia)
– Segunda-feira
* UBS Simões Lopes – avenida Visconde da Graça, 107 – Simões Lopes
– Terça-feira
* UBS Guabiroba – rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352 – Fragata
– Quarta-feira
* UBS Santa Terezinha – rua São Miguel, 5 – Três Vendas
– Quinta-feira
* UBS Laranjal – rua São Borja, 683 – Laranjal
– Sexta-feira
* UBS Bom Jesus – Avenida Itália, 350 – Areal
* Crianças a partir de 5 anos e de 5 a 11 anos que sejam imunocomprometidas, tenham comorbidades ou deficiência – Pfizer
Mediante agendamento no site da Prefeitura dedicado ao coronavírus.
– De segunda a sexta-feira
* Unidade de Vacinação Infantil (Ubai Navegantes) – rua Dona Darci Vargas, 212 – Navegantes, das 9h30min às 19h30min
Nessas datas, as UBSs não aplicarão nenhum outro tipo de vacina ou atendimento.
No dia que as Unidades Básicas de Saúde estiverem aplicando a vacina pediátrica, de acordo com o cronograma exposto, não haverá vacinação para adultos.
Documentação necessária
Crianças de 5 a 11 anos
– Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto
* Caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento juntamente com a declaração disponível neste link
– Comprovante de residência do responsável
– Carteira Nacional de Vacinação da criança
– Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças – disponível em http://bit.ly/vacina-crianca-pelotas
– Comprovante do agendamento da vacinação – com protocolo final (pode ser print da tela)
– Atestado (simples – não precisa ser padrão) para crianças de 5 a 11 anos, a fim de comprovar o imunocomprometimento, comorbidade ou deficiência
Orientações da SMS
A SMS esclarece que, para receber a dose contra a Covid-19, a criança deve aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil, não podendo recebê-los concomitantemente.
Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.



Pelotas vacina mais de 4,5 mil crianças de 5 a 11 anos

Fonte: Diário da Manhã | Laranjal
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.