Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Pelotas vacina mais de 4,5 mil crianças de 5 a 11 anos

No total, 4.517 menores foram imunizados desde o início da vacinação infantil contra a Covid-19, que começou no dia 19 de janeiro no Município
Na sexta-feira (11), Pelotas alcançou a marca de 4.517 crianças de 5 a 11 anos vacinadas, pelo menos, com a primeira dose que protege contra a Covid-19. Os números divulgados pela Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) compreendem meninos e meninas, que residem nas zonas urbana e rural do Município, com e sem comorbidades ou deficiências.
As aplicações no público infantil, que se iniciaram no dia 19 de janeiro, continuam. Mas, agora, em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes. Nesta segunda-feira (14), foi aberto mais um ponto para imunização preparado para as crianças. Também sob agendamento, meninas e meninos poderão receber a primeira dose na Casa Cenáculo, localizada na avenida Dom Joaquim, 1.568, nas Três Vendas.
“Estamos trabalhando com muita dedicação e seriedade desde o início da vacinação dos nossos pequenos. O sistema de agendamento foi feito para evitar aglomerações, filas e para dar total atenção a uma criança por vez, visto que o processo de imunização precisa ser diferenciado. É muito importante que os pais ou responsáveis levem seus filhos para iniciar o esquema vacinal e mantenham todos os cuidados necessários. Somente com toda população imunizada poderemos sair dessa situação”, destacou a secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini.
Como funciona o agendamento
O agendamento de data, horário e local para a vacinação dos pequenos é, exclusivamente, pelo sistema disponibilizado pela Prefeitura e desenvolvido pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), a fim de agilizar o atendimento e evitar aglomerações ou tempo maior de espera.
O próprio sistema faz o cálculo do número diário de agendamentos disponibilizados para imunização na data e liberará para a população. Após a aplicação, as crianças devem ficar em observação, em espaço apropriado, durante 20 minutos.
Sobre o agendamento da vacinação, a SMS esclarece que, caso o usuário tenha dificuldade ou não tenha acesso à internet, poderá fazer a marcação em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).
Conforme novas remessas de vacinas forem enviadas ao Município, mais datas e horários para agendamentos serão disponibilizados.
No total, 4.517 menores foram imunizados desde o início da vacinação infantil contra a Covid-19, que começou no dia 19 de janeiro no Município
Confira os pontos selecionados para a imunização infantil
1ª dose
* Crianças de 6 a 11 anos – CoronaVac
Mediante agendamento no site da Prefeitura dedicado ao coronavírus.
– De segunda a sexta-feira
* Unidade de Vacinação Infantil (Casa Cenáculo) – avenida Dom Joaquim, 1.568 – Três Vendas, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia)
– Segunda-feira
* UBS Simões Lopes – avenida Visconde da Graça, 107 – Simões Lopes
– Terça-feira
* UBS Guabiroba – rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352 – Fragata
– Quarta-feira
* UBS Santa Terezinha – rua São Miguel, 5 – Três Vendas
– Quinta-feira
* UBS Laranjal – rua São Borja, 683 – Laranjal
– Sexta-feira
* UBS Bom Jesus – Avenida Itália, 350 – Areal
* Crianças a partir de 5 anos e de 5 a 11 anos que sejam imunocomprometidas, tenham comorbidades ou deficiência – Pfizer
Mediante agendamento no site da Prefeitura dedicado ao coronavírus.
– De segunda a sexta-feira
* Unidade de Vacinação Infantil (Ubai Navegantes) – rua Dona Darci Vargas, 212 – Navegantes, das 9h30min às 19h30min
Nessas datas, as UBSs não aplicarão nenhum outro tipo de vacina ou atendimento.
No dia que as Unidades Básicas de Saúde estiverem aplicando a vacina pediátrica, de acordo com o cronograma exposto, não haverá vacinação para adultos.
Documentação necessária
Crianças de 5 a 11 anos
– Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto
* Caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento juntamente com a declaração disponível neste link
– Comprovante de residência do responsável
– Carteira Nacional de Vacinação da criança
– Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças – disponível em http://bit.ly/vacina-crianca-pelotas
– Comprovante do agendamento da vacinação – com protocolo final (pode ser print da tela)
– Atestado (simples – não precisa ser padrão) para crianças de 5 a 11 anos, a fim de comprovar o imunocomprometimento, comorbidade ou deficiência
Orientações da SMS
A SMS esclarece que, para receber a dose contra a Covid-19, a criança deve aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil, não podendo recebê-los concomitantemente.
Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.



Pelotas vacina mais de 4,5 mil crianças de 5 a 11 anos

Fonte: Diário da Manhã | Laranjal
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.