Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C
Praia do Laranjal, Pelotas, Rio Grande do Sul

Prefeitura atende ocorrências do vendaval

Apesar de alcançar 80 quilômetros por hora, fenômeno causou poucos prejuízos no Município

 

Os fortes ventos anunciados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o domingo (18) e esta segunda-feira (19), acabaram se confirmando. A Prefeitura manteve-se alerta para atendimento a possíveis pedidos de ajuda de parte da população. No entanto, as ocorrências provocadas pelo vendaval foram consideradas de pequeno porte, não promovendo maiores prejuízos.

O coordenador municipal da Defesa Civil, tenente Paulo Darci dos Santos, informa que, até as primeiras horas da tarde desta segunda-feira, nenhum chamado foi registrado pela unidade, embora o vento tenha evoluído até rajadas de 80 quilômetros por hora. “Não houve destelhamento de residências e outro fato monitorado refere-se à água da Lagoa dos Patos, diante do receio que pudesse avançar em direção à costa. No entanto, nem o Pontal da Barra, nem a Colônia Z3 foram atingidos. O vento, ao contrário do previsto, empurrou a água para o sentido oposto à margem”, observou.

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros recebeu somente dois chamados. O primeiro, na Balsa, acusou a ameaça de destelhamento. Uma telha de residência soltou-se parcialmente. Os bombeiros fixaram-na para evitar riscos. O segundo caso foi registrado no Fragata, onde uma árvore caiu sobre o telhado de uma casa. Houve apenas danos materiais e os agentes da guarnição cortaram a árvore para remoção.

Transporte e Trânsito

A Secretaria de Transporte e Trânsito realizou duas ações em razão do vento. Uma foi a retirada de placa turística aérea, do entroncamento das avenidas Ferreira Viana com Juscelino Kubitschek de Oliveira. A peça soltou-se parcialmente e, para evitar riscos de acidentes ou outros transtornos, a equipe a removeu do local. A segunda ocorrência foi no semáforo da avenida Dom Joaquim com rua General Osório. Com a ventania, a caixa do semáforo abriu-se e as equipes, no domingo mesmo, fizeram o reparo necessário. O equipamento não parou de funcionar.

Qualidade Ambiental

A Secretaria de Qualidade Ambiental manteve-se alerta desde a divulgação do aviso meteorológico do Inmet. “Felizmente, não tivemos ocorrências graves”, comentou o secretário Eduardo Schaefer.

A Secretaria removeu uma árvore tombada na área do Terminal Rodoviário e outra, de pequeno porte, no Laranjal, além de galho caído nas Carmelitas. O trabalho foi realizado no próprio domingo e nesta segunda-feira.

Assistência Social, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Rural

O Plantão Social da Secretaria de Assistência Social e a equipe de sobreaviso da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura não receberam solicitação de ajuda em decorrência dos fortes ventos. Quanto à Colônia, a Secretaria de Desenvolvimento Rural registrou ocorrências de queda de árvores. Todas já foram removidas pelas equipes.

Sanep

O vento envolveu o Sanep em duas situações: danos no sistema de bombeamento na Barragem Santa Bárbara, que provocou redução de pressão ou desabastecimento de água nas regiões do Fragata, Centro e Três Vendas, e falta de energia elétrica, no domingo, nos reservatórios R8, R11 e R15, que comprometeu a distribuição nos bairros Areal, Balneário dos Prazeres e Laranjal.

Força-tarefa da autarquia iniciou o trabalho de recuperação do sistema de captação da água bruta da Barragem. Os fortes ventos derrubaram o equipamento que acabou submergindo. Equipe e maquinário atuam para normalizar a situação.



Fonte: Diário da Manhã | Laranjal


Créditos da Foto ao fotógrafo da postagem original no Jornal Diário da Manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr