Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Em uma transmissão nas redes sociais na manhã desta terça-feira (7), a prefeita Paula Mascarenhas anunciou a divulgação de mapa das áreas de risco que devem ser evacuadas pela população.

A prefeita disse que, ao contrário da grande enchente de 1941, agora já foram criadas medidas de prevenção e segurança. “O dique de contenção dá uma segurança maior, embora não se saiba como ele vai resistir à enchente atual. Estamos sendo conservadores nas orientações para que não haja riscos”, disse a prefeita.

Ela afirmou que está agindo de forma preventiva e que as pessoas devem considerar que os dados podem ser diferentes da realidade. “Prefiro pecar pela ação”, disse a prefeita. Segundo as informações, a enchente deve se acentuar somente na quarta-feira, no entanto os locais indicados devem ser imediatamente evacuados, por precaução.

Devem deixar suas casas desde já os moradores das áreas em vermelho no mapa, como a Colônia Z-3, de todo o Laranjal, do Pontal da Barra, contorno do Arroio Pelotas, Lagos de São Gonçalo, Parque Una, Navegantes e Fátima.

Áreas marcadas em laranja, como Farroupilha e Colina do Sol, precisam permanecer em alerta. Não há risco de inundação neste momento e as pessoas não precisam sair de casa imediatamente.

Ainda sobre as orientações do Poder Executivo, é alertado que os moradores deixem suas casas e procurem casas de parentes e amigos apenas com animais de estimação e roupas. “O maior patrimônio que a gente tem é a própria vida, o resto se recupera”, concluiu Paula.

As pessoas que precisarem de auxílio devem entrar em contato com os números de emergência: 153 (Guarda Municipal), 193 (Bombeiros) e 190 (Brigada Militar).

 

CONFIRA OS MAPAS:

MAPAS DAS ÁREAS EM VERMELHO!

Zonas em vermelho estão em área de risco imediato e a orientação é para que os moradores deixem as suas residências.

Zonas em laranja não correm risco, mas devem ficar em alerta.

O QUE DEVO FAZER?

Evite se deslocar para regiões afetadas pela água;

Se estiver seguro, permaneça dentro de casa;

Se morar em área de risco, deixe o local com antecedência;

Separe seus documentos importantes e embale em sacos plásticos;

Certifique-se que seus animais também tenham um local seguro e alimento suficiente. Não o abandone em local de risco!

Ao sair de casa, desligue a chave geral de eletricidade e água;

Evite atravessar as águas de carro ou a pé;

Se ficar isolado em um local inseguro, entre em contato imediatamente com as Forças de Segurança.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.