Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Ação será realizada nesta sexta-feira (21), das 8h30min às 16h30min, por 35 agentes de Combate a Endemias

Nesta sexta-feira (21), das 8h30min às 16h30min, a comunidade do Balneário dos Prazeres, na praia do Laranjal, receberá mutirão de combate ao Aedes. Cerca de 35 agentes de Combate a Endemias percorrerão as ruas do bairro aplicando produtos químicos nas valetas de escoamento e levando informações sobre o Aedes — tanto o albopictus quanto o aegypti — e a forma de prevenir a disseminação do agente, principal transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.

Dos 30 focos de larvas do mosquito, identificados desde o início do ano em Pelotas, 24 estão na localidade, o que motivou a realização da ação pela Prefeitura, através do setor de Vigilância Ambiental em Saúde (Vigiams), da Secretaria de Saúde. Em 2019, 107 focos foram encontrados na cidade. Conforme o diretor da Vigiams, Franklin Mendonça de Souza Neto, há registros da circulação do mosquito Aedes, principalmente o albopictus, no Balneário.

Por isso, a Vigiams resolveu intensificar a atuação na região para impedir que o problema aumente. “A população só se preocupa quando começam a surgir casos de doenças. Como Pelotas ainda não registrou nenhum, as pessoas vão deixando, mas a prevenção é fundamental para garantir que a cidade continue livre da dengue e das outras patologias associadas ao Aedes”, ponderou Souza Neto.

Atualmente, sete equipes atuam continuamente no combate ao mosquito. Cinco dividem-se entre o Porto, Três Vendas, Praia, Fragata e Centro; uma atua no controle dos chamados pontos estratégicos, onde é mais comum a identificação de larvas do inseto, como borracharias e cemitérios, entre outros; e uma foca no acompanhamento das armadilhas instaladas em toda a cidade para monitorar a proliferação no município. O trabalho dos agentes depende do acolhimento da comunidade para que obtenha resultados.

Principais cuidados

As altas temperaturas do verão contribuem para o surgimento de criadouros do mosquito Aedes. As principais ações de prevenção estão focadas em medidas que visam impedir a proliferação do mosquito em recipientes encontrados comumente nas moradias.

  • Tampar caixas d’água, tonéis e latões
  • Guardar garrafas vazias viradas para baixo
  • Armazenar pneus sob abrigos
  • Não acumular água nos pratos de vasos de plantas, e enchê-los com areia
  • Limpar e escovar bebedouros de animais semanalmente
  • Evitar deixar qualquer objeto, como brinquedos, ao ar livre, pois podem juntar água da chuva
  • Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
  • Deixar as lixeiras sempre fechadas
  • Tratar, semanalmente, ralos e sanitários com pouco uso
  • Tratar piscinas com cloro, continuamente, durante todo o ano.

Fonte: Diário da Manhã | Laranjal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr