Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
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Autarquia mantém equipes nas ruas fazendo a substituição dos hidrômetros e a atualização do cadastro da população

Nos últimos meses, o Sanep desenvolve ações que integram o Programa de Controle de Perdas Comerciais em Pelotas. A ação consiste em diminuir o índice de perdas, com redução de vazamentos, de ligações irregulares e obter maior controle na distribuição de água no Município. Por isso, a autarquia iniciou a colocação ou substituição dos hidrômetros, aparelhos responsáveis pela medição do consumo de cada residência. Desde a alteração da Lei Municipal n° 6.404/2016, a cobrança da água passou a ser realizada pelo consumo medido, e não mais por área construída, tornando os hidrômetros fundamentais ao processo.

O nosso objetivo com as trocas é renovar os hidrômetros em uso na cidade e combater as perdas

O nosso objetivo com as trocas é renovar os hidrômetros em uso na cidade e combater as perdas

Entre janeiro e abril de 2019, 10.472 hidrômetros foram substituídos nos bairros Centro, Fragata, Areal, praia do Laranjal, São Gonçalo e Três Vendas. Também está sendo colocado o aparelho nas casas que ainda não possuem. A troca é realizada simultaneamente pelas equipes, não de forma sequencial. Porém, todas as regiões serão contempladas. Na primeira quinzena de maio, o trabalho se concentra na região central, no bairro Colina do Sol.

hidrômetros estão sendo substituidos

hidrômetros estão sendo substituidos

“O nosso objetivo com as trocas é renovar os hidrômetros em uso na cidade e combater as perdas para garantir, assim, o abastecimento efetivo à população”, afirma o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

NÃO BASTA ESTAR VISÍVEL, MAS, SIM, ACESSÍVEL

Outra atividade desenvolvida pelo Sanep se direciona à acessibilidade do hidrômetro nas residências. Com frequência, as equipes enfrentam dificuldades tanto para acessar o hidrômetro, quando é necessária a remoção ou manutenção, quanto para verificar o consumo através dos números registrados. Alguns aparelhos se encontram em péssimo estado de conservação; muitos são enterrados pelos proprietários da residência na hora da instalação – em dias de chuva, por exemplo, a água, folhas de árvores e o barro acumulam, impossibilitando o serviço e colocando em risco o bom funcionamento do aparelho.

Quando o servidor do Sanep não consegue ter acesso ao hidrômetro, o valor da conta será cobrado por média de consumo. Nestes casos, as variações serão calculadas a partir de uma nova verificação.

“Por isso, existem alguns casos em que o morador paga durante uma sequência de meses um valor básico e, no próximo mês em que é feita a leitura, o valor da conta aumenta. Solicitamos a ajuda da população, pois é de extrema importância que o hidrômetro seja instalado em local acessível e permaneça bem conservado”, destaca o gestor.

Para verificar como o aparelho deve ser colocado, basta o morador procurar o Sanep na rua Felix da Cunha, 653, das 9h às 18h30min, e abrir um requerimento para “Mudança do local do cavalete”.

RECADASTRAMENTO DE CASA EM CASA

Como forma de atualizar o sistema interno e renovar os dados cadastrais da população, o Sanep também promove o projeto de recadastramento de dados. Equipes se dividem nos bairros e, de porta em porta, conversam com os moradores para atualizar os cadastros. A ação possibilita a compreensão, por parte da autarquia, de o que precisa ser modificado em seu sistema para qualificar o serviço prestado.

Os agentes de coleta, como se identificam, estão equipados com uniforme, crachá com foto e RG, tablet para registro dos dados e se deslocam nos bairros em veículos brancos identificados com a marca do Sanep. Em caso de dúvidas, a autarquia orienta a população a ligar para o 115. Os atendentes têm uma listagem com nome e RG das equipes e podem confirmar se eles são, de fato, do Sanep.



Fonte: Diário da Manhã | Laranjal

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