Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Rede Social do Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Rádio Laranjal

Avaliação da Praia do laranjal

Quatro pontos estão próprios para banho no Laranjal

Primeiro relatório, divulgado nesta sexta-feira (17) pela Fepam, avaliou a balneabilidade a partir de amostras coletadas pelo Sanep em oito pontos da praia
Metade dos pontos avaliados na praia do Laranjal está própria para banho. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a partir das amostras coletadas e analisadas pelo Sanep em oito locais da Lagoa dos Patos. Dos oito pontos monitorados, quatro apresentam condição favorável para banho.Em Pelotas, a coleta e a análise da água são feitas pelo Departamento de Tratamento da autarquia, que também é responsável pela instalação das placas que sinalizam a situação do ponto na semana – própria ou imprópria. Além dos critérios indicados pela Fundação, o Sanep também realiza a contagem de cianobactérias, organismos potencialmente produtores de toxinas.Até o dia 4 de março de 2022, a Fepam divulgará, semanalmente, as condições de balneabilidade de 90 balneários e praias em 42 cidades gaúchas. O boletim completo pode ser conferido pela população no site da Fepam.Pontos próprios– Balneário dos Prazeres– Balneário Santo Antônio (Hotel Praia Laranjal)– Mata do Totó– Balneário Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior esquina com avenida Rio Grande do Sul)Pontos impróprios– Balneário Valverde (Trapiche)– Balneário Valverde (avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior esquina com avenida Senador Joaquim Augusto Assumpção)– Balneário Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior esquina com rua Bagé)– Balneário Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior em frente ao Restaurante Santo Antônio)Critérios para avaliaçãoPara analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, a Fepam utiliza o parâmetro Escherichia coli (E. coli). O ponto monitorado é classificado como próprio quando, em quatro de cinco coletas, os valores forem iguais ou inferiores a 800 E. coli por 100 mililitros de amostra. A indicação de impróprio se dá quando, em duas de cinco amostras, tiver valores superiores a 800 E. coli por 100 mililitros ou, na última das cinco, o valor for superior a 2 mil E. coli por 100 mililitros.BalneabilidadeO Projeto Balneabilidade, realizado pela Fepam, desde 1979, durante a temporada de veraneio, integra o programa RS Verão Total e tem como principal objetivo informar à sociedade gaúcha sobre as condições de banho.



Fonte: Diário da Manhã | Laranjal


Créditos da Foto ao fotógrafo da postagem original no Jornal Diário da Manhã.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.

Junte-se a 17 outros assinantes