Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Portal Praia do Laranjal - www.PraiaDoLaranjal.tur.br
Praia do Laranjal, Pelotas, Rio Grande do Sul

Milhares de pessoas pensam em Praia do Laranjal e logo vem à cabeça: calçadão, avenida com calçamento, carros deslizando devagar de um lado a outro, grupos de familiares ou amigos usufruindo da areia branca para se divertir, a Lagoa espelhada ao amanhecer e cenários fotográficos do nascer ou do pôr-do-sol.Quando pensam no Laranjal como um todo, o que vem à mente? Ruas esburacadas e alagadas nos períodos de chuva, valetas entupidas, falta de iluminação pública, lixo espalhado pelas esquinas, porque, convenhamos, tem muito morador que não faz a sua parte….

Enfim, para muita gente, o que vale a pena em nossa Praia é uma avenida longa à beira da Lagoa. Mas será só isso mesmo? Conhecer o Laranjal é uma aventura. Afinal, são três balneários, mais a Colônia de Pescadores e o Pontal da Barra. Em todos os locais, vivem pessoas interessantes com ótimas histórias para contar.Eis aí o primeiro passo para sair da beira da Lagoa! As famosas histórias de pescador existem mesmo, e bem aqui, ao nosso lado!Experimente visitar a Z3 ou a comunidade do Pontal da Barra, cumprimente um morador que esteja costurando uma rede de pesca e puxe conversa. Com certeza, você sairá de lá muito mais rico do que quando chegou…

Rico de vida!E não é só isso!Você sabia que a Praia do Laranjal abriga centenas de espécies de aves, muitas, infelizmente em extinção por causa da ganância humana, mas que ainda podem ser encontradas nas nossas belíssimas figueiras?Sim, a corruíra do campo, que os mais velhos lembram de encontrar quando amanhecia carregando comida no bico para os filhotes, hoje está ameaçada de desaparecer, por causa da especulação imobiliária que assola o Pontal da Barra, localizado logo atrás da estrada de terra que leva à comunidade de pescadores que leva o mesmo nome.

Troque a rotina do chimarrão no Santo Antônio e vá até o Balneário dos Prazeres. É um verdadeiro prazer entrar numa área que vem tentando resistir bravamente à mão assassina do homem.Apesar dos incêndios criminosos e dos desmatamentos, a vegetação que chega à orla da Lagoa é deslumbrante. São árvores gigantes, de troncos grossos e copa cerrada, que nos brindam com sua sombra e o frescor do ar que proporcionam.A Natureza, no Barro Duro, foi mais do que generosa. Foi magnânima. Doou-se aos humanos, apesar de degradada e humilhada. Para responder a esse amor, ela só pede amor de volta.E se você gosta de passeios de bicicleta pela Praia, e está no Santo Antônio e no Valverde, pedale pelas ruas sem pressa. Vá até o fim de uma delas, volte-se e aprecie a Lagoa lá longe.Para terminar, convidamos você a parar um pouco, e se deixar seduzir pelo silêncio encantado da nossa Praia. Longe do agito do calçadão, o Laranjal tem aquilo que mais atrai os moradores: o sossego.

The post RECANTOS E ENCANTOS QUE O LARANJAL OFERECE appeared first on Jornal do Laranjal.



Fonte: Jornal do Laranjal

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr