Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

loader-image
Pelotas
Pelotas / RS
,
temperature icon
Humidity Humidity:
Wind Wind:
Wind Gust Wind Gust:
Clouds Clouds:
Visibility Visibility:
Sunrise Sunrise:
Sunset Sunset:

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Sanep alerta para o descarte incorreto na coleta seletiva

Resíduos separados de modo inadequado afetam todo o processo de reciclagem, além de prejudicar o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores
Seringas e materiais hospitalares não devem ser descartados no lixo reciclável
Na rotina dos profissionais responsáveis por manter a cidade limpa é comum encontrar objetos descartados incorretamente na coleta seletiva. O Sanep realiza o recolhimento dos recicláveis em 100% da zona urbana na modalidade de porta a porta duas vezes por semana desde agosto de 2022. No entanto, não chegam somente materiais reaproveitáveis às cooperativas de reciclagem conveniadas com a autarquia. A mistura com os resíduos orgânicos além de prejudicial ao meio ambiente, compromete a saúde dos trabalhadores e todo o processo de reciclagem.
A separação indevida dos resíduos e, a consequente contaminação dos produtos separados corretamente, para a reciclagem acarreta perdas econômicas, sociais e ambientais. Isso porque após o recolhimento dos resíduos ainda há a interação humana com os materiais nas seis cooperativas de reciclagem. Nos locais, os trabalhadores dividem, organizam e preparam cada reciclável que chega através da coleta seletiva. Porém, é frequente encontrar objetos inutilizáveis, tóxicos e orgânicos, o que pode inviabilizar o manuseio de todo o conteúdo. Produtos químicos, eletrônicos e hospitalares, por exemplo, são danosos à saúde dos cooperados.
De acordo com o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos (Ders) do Sanep, Edson Plá Monterosso, apenas um saco de conteúdo contaminado pode impossibilitar o reaproveitamento de todo o material coletado. “A coleta seletiva se destina ao recolhimento específico de materiais recicláveis secos. A presença de um único resíduo inadequado pode contaminar todos os itens corretamente separados, fazendo com que até mesmo os resíduos que já foram selecionados nas cooperativas fiquem inutilizados para a reciclagem”, explica. Nestes casos, o Município precisa custear novamente o trajeto do conteúdo infectado, retirá-lo das cooperativas e transportá-lo para o aterro sanitário.
Realidade também no sistema de drenagem
Folhagens e restos de poda devem ter destinação correta
O descarte incorreto de materiais orgânicos e recicláveis também faz parte do dia a dia do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) do Sanep. Durante os serviços de manutenção e limpeza dos canais de macrodrenagem, dos bueiros e das bocas de lobo, as equipes encontram objetos que obstruem as estruturas e, assim, atrapalham o funcionamento do sistema pluvial.
Descarte correto
O Sanep disponibiliza três tipos de coleta na área urbana: orgânica (três vezes na semana), seletiva (duas vezes por semana) e conteinerizada (em locais de alto fluxo residual e condomínios). Cada categoria é destinada para receber materiais específicos. Confira o que deve ser descartado em cada uma:
Coleta orgânica/domiciliar e conteinerizada: podem ir para a coleta orgânica ou conteinerizada, restos de alimentos, absorventes, preservativos, bituca de cigarro, fios de cabelo, fio dental, cotonete e papel higiênico;
Coleta seletiva: devem ser descartados sacolas, embalagens, garrafas e demais resíduos recicláveis (vidros, papéis, plásticos e metais);
Óleo de cozinha: o projeto Óleo Sustentável possui mais de 20 pontos de coleta espalhados pela cidade, designados a receber o óleo de cozinha saturado. Os locais estão disponíveis em sanep.com.br/oleosustentavel;
Ecopontos: outra opção para separar objetos recicláveis são os quatro Ecopontos: Balsa (rua Paulo Guilayn, 201), Cerquinha (rua Engenheiro Hugo Veiga, 155), JK (avenida Juscelino Kubitschek, 3.195) e Laranjal (rua Bom Jesus, 95). Vidros, papéis, plásticos, metais, móveis, restos de construção civil, eletrônicos, pneus e podas de vegetação podem ser levados até os locais.



Sanep alerta para o descarte incorreto na coleta seletiva

Fonte: Diário da Manhã | Laranjal
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.