Com a contribuição da população, Projeto Óleo Sustentável gera milhares de produtos de limpeza a partir da reciclagem do óleo de cozinha
O Projeto Óleo Sustentável, do Sanep, gerou 11 mil unidades de barras de sabão, correspondentes a 2,3 toneladas e 1,03 mil litros de detergente líquido a partir de 10,6 mil litros de óleo de cozinha coletados nos últimos seis meses. A iniciativa, lançada pela autarquia em 2019 em parceria com a Cooperativa Nova Esperança, transforma o óleo saturado depositado pela população nos diversos pontos de coleta espalhados pelo município em produtos de limpeza e higiene.
O óleo é entregue nos Ecopontos, nas Cooperativas de Reciclagem, postos de gasolina, e outros locais espalhados pela cidade e transformado nos produtos de higiene na Usina de Processamento de Óleo Saturado, pioneira no Rio Grande do Sul. Os produtos feitos com o projeto já foram utilizados em diversas ações solidárias, incluindo doações para escolas, entidades assistenciais e unidades de saúde do município, cumprindo papel importante no enfrentamento da pandemia. Além disso, o Sanep aproveita o material para uso no ambiente interno, gerando economia de recursos públicos e renda às famílias cooperadas.
O meio ambiente agradece
O gesto de solidariedade também contribui para o meio ambiente. O descarte incorreto do óleo saturado pode causar danos graves para o planeta. Cerca de um litro de óleo de cozinha tem potencial para poluir até 20 mil litros de água. Além disso, depositá-lo no ralo, no vaso sanitário ou na pia coloca a natureza e o ecossistema em risco. Isso porque o óleo, por ser menos denso do que a água, fica na superfície de rios e lagos, o que impede a entrada de luz e oxigênio, ocasionando a morte de diversas espécies.
Maneira correta de descartar o óleo
A orientação para os moradores é que utilizem garrafas recicláveis para armazenar o óleo, e reutilizem para os próximos descartes. É importante, também, esperar o óleo esfriar para depositá-lo no recipiente. Depois, basta levar o produto até um dos pontos de coleta e colocá-lo na estrutura disponível, usando o funil para evitar que o líquido derrame.
Confira os pontos de coleta:
Ecopontos:
- Ecoponto Centro – avenida Juscelino Kubitschek, 3.195: funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h;
- Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde: funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
Cooperativas de Reciclagem
- Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais do Fraget (Cootafra) – rua Carlos Andrade, 260 – Fragata;
- Cooperativa de Trabalho de Catadores da Vila Castilho (COOPCVC) –End: rua Dr. Amarante, 1394/1404;
- Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (COOPEL) – rua Ulisses Guimarães, 788 – Loteamento Dunas, 1394/1404;
- Cooperativa de Trabalho e Reciclagem (COORECICLO) – av. Pinheiro Machado, 2112 – Fragata;
- União Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos (UNICOOP) – Av. Imperador Pedro I, 1776 – Fragata;
- Cooperativa de Trabalho da Vila Governaço (COOPERCICLAÇO) – BR-392, no Distrito Industrial.
Outros locais
- Mercado Central: Próximo ao portão de entrada pela rua Tiradentes.
- Supermercado Guanabara: rua Dom Pedro II, 1144, Centro;
- Macro Atacado Krolow: avenida Ildefonso Simões Lopes, 41, Três Vendas;
- Parque Una: Bairro planejado, atrás do Shopping Pelotas. (A estrutura fica próximo aos contêineres comerciais, em frente à academia ao ar livre.)
- Prédio do Sanep: Avenida Duque de Caxias, n° 71.
- Posto Coqueiro da Colina do Sol: Rua Marcílio Dias, 3085.
- Posto Coqueiro da Barroso: Rua Almirante Barroso, 2360.
- Posto 3k Ipiranga: avenida Ferreira Viana, na rotatória do Umuharama
- Posto do Guga: rua Padre Anchieta esquina com a rua Doutor Amarante
- Posto Azeredo: rua Santa Clara 546, Santa Terezinha
- Sagres Agenciamentos Marítimos Ltda: Rua Santa Cruz, 55, bairro Porto.
- Usina de Processamento de Óleo Saturado (Cooperativa Nova Esperança): Rua Siqueira Campos, 170, bairro Simões Lopes.
Fonte: Diário da Manhã | Laranjal