Sanep tranquiliza veranistas sobre aparição de algas na praia
Salinidade da água faz com que estes organismos, que não são prejudiciais à saúde humana, sejam levados à beira da lagoa
Apesar da aparência incomum, que motiva o estranhamento de alguns veranistas que frequentam a praia do Laranjal, a substância escura identificada na beira da água corresponde a um acúmulo de algas levadas ao local devido à salinidade da laguna. A informação foi divulgada pelo Sanep, nesta sexta-feira (14), após análise biológica do material coletado. A autarquia reforça que o fenômeno ocorre anualmente e não é prejudicial à saúde humana.
O evento de salinização da lagoa é um processo natural e recorrente nesta época do ano, não tendo, assim, relação com a falta de limpeza no local. A presença dos organismos está diretamente ligada à água salgada que vem do oceano e entra em contato com a água doce da lagoa, esclarece a autarquia.
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), a limpeza será realizada assim que a maré baixar e as algas ficarem na areia, o que até o momento não ocorreu.
Sanep tranquiliza veranistas sobre aparição de algas na praia
Fonte: Diário da Manhã | Laranjal
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.