Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

loader-image
Pelotas
Pelotas / RS
,
temperature icon
Humidity Humidity:
Wind Wind:
Wind Gust Wind Gust:
Clouds Clouds:
Visibility Visibility:
Sunrise Sunrise:
Sunset Sunset:

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Semana da Pessoa com Deficiência é aberta e prossegue até o dia 28

Com o tema “A união que fortalece o protagonismo”, foi aberta oficialmente, nesta segunda-feira (22), a 23ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que segue até o dia 28 de agosto. O evento, que teve a presença da prefeita Paula Mascarenhas e de outras autoridades, tem o apoio da Prefeitura de Pelotas e ocorreu no Largo do Mercado Central.
Durante a abertura, Paula destacou que é preciso investir em inclusão e respeito às diversidades, e afirmou que somente a partir destas iniciativas, será possível construir uma cidade mais acolhedora e humana.
“Nós temos obrigação de tornar o mundo um lugar mais acessível e vamos fazer isso começando pelo nosso município. Queremos tornar Pelotas uma cidade mais generosa, que possa acolher, estimular e respeitar as diferenças. O que torna o mundo mais interessante é que nós não somos todos iguais, cada um tem a sua particularidade, mas todos têm o direito a uma vida digna”, disse a chefe do Executivo.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a comunidade, alertando sobre a importância da valorização e do respeito as diversidade, ações que se tornam possíveis por meio da inclusão social. A solenidade de abertura contou ainda com as apresentações da Orquestra Estudantil Municipal, do coral da Escola Louis Braille e do Grupo Musical Cerenepe.
Ao longo do evento foram realizadas, ainda, atividades artísticas de pintura em tela com o artista João Felipe Rodrigues, roda de capoeira com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), apresentação teatral da Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad) e mostra de grafites do Projeto Grafftiidown.
Estiveram presentes no evento o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, os secretários de Assistência Social, Tiago Bündchen, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e de Cultura, Paulo Pedrozo, e o assessor de Projetos Especiais, Luiz Fernando van der Laan.
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência segue com diversas atividades até o próximo dia 28.

Confira a programação completa
Segunda-feira (22), às 20h, no Facebook da Amparho – live com Marcos Petry, do Canal Diário de um Autista, no Controversando com autista.
Terça-feira (23), às 14h no auditório da Secretaria da Educação de Desporto (Smed), à Praça 20 de Setembro, 366 – palestra para integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, com a palestrante Lúcia Maria Christ sobre “Atuação dos Conselheiros do CM das Pessoas com Deficiência”.
Quarta-feira (24), às 14h no auditório da Justiça do Trabalho (rua Vinte e Nove de Junho, 160 – Areal) – palestra “A inclusão de PCDs no Mercado de Trabalho”, com representantes do Ministério do Trabalho e Previdência, Ministério Público do Trabalho, INSS e FGTAS/SINE.
Quarta-feira (24), das 13h30 às 17h, no Cerenepe (rua Zola Amaro, 318 – Três Vendas) – Tarde Esportiva PCDs
Quinta-feira (25), às 14h, no auditório da Smed – Encontro TEA em rede, com compartilhamento de experiência das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias, divulgação de informações e ações voltadas ao TEA nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde. O evento é promovido pelo Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura e TEAcolhe Macrorregião Sul/Pelotas.
De 22 a 26, manhã e tarde, no Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura (rua General Argolo, 1801) – Desafio das cores.
Sexta-feira (26), das 8h às 16h, no FGTAS/Sine (rua General Osório, 602) – atendimento preferencial para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS para ampliação de oferta de vagas de emprego e entrevista com os empregadores.
Sexta-feira (26), às 9h30 – Caminhada Inclusiva, com concentração no Chafariz da rua Andrade Neves com Sete de Setembro e encerramento no Largo do Mercado Central.
Sábado (27), das 13h às 17h – 2ª Corrida Cega da Escola Especial Louis Braille, com saída da Escola (rua Andrade Neves, 3084). As inscrições podem ser feitas no local. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@promoverseventos.com.br ou pelos telefones 53.98124-1400 (Fernanda) e 53.98132-0450 (Marcos).
Sábado (27), no Shopping Pelotas (avenida. Ferreira Viana, 1526 ) – Dia do Esporte Paralímpico Shopping. Com a seguinte programação:

Das 11h às 13h – Vôlei Sentado, desenvolvido pela Smed. Jogo de demonstração com equipes de Pelotas e Porto Alegre com a presença de atletas da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado;
Das 14h às 15h – Paratletismo;
Das 16h às 17h – Futebol de cegos;
Das 18h às 19h – apresentação de Lutas;

Domingo (28), às 14h, na avenida Antônio Augusto de Assunção, 7640 – ato de descerramento da placa na Praça do Trapiche do Valverde, um dos mais tradicionais pontos do Laranjal que receberá o nome Sidnei Matias Fagundes. Durante a cerimônia a servidora municipal, Cristina Vetromilla, apresentará o Banco de Dados da Pessoa com Deficiência, em memória do vereador Sidnei Matias Fagundes. O evento será encerrado com a apresentação do Grupo Musical do professor Hugo Miori.
 



Semana da Pessoa com Deficiência é aberta e prossegue até o dia 28

Fonte: Diário da Manhã | Laranjal
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.