Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal, Pelotas, Rio Grande do Sul

O Projeto Start chegou à marca de 310 jovens capacitados para o mercado de trabalho. Na noite de terça-feira (19), ocorreu a formatura da quarta turma, reunindo 80 alunos e suas famílias no auditório do Colégio Municipal Pelotense, um dos núcleos dessa edição. Os outros locais foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Ronna, na Vila Princesa, e o Espaço de Referência para a Juventude, no Navegantes.

A iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz busca combater a violência por meio de oportunidades. Em oito aulas práticas sobre o mercado de trabalho, empreendedorismo e liderança, o protagonismo dos jovens é estimulado. Como resultado, 40 dos ex-alunos já estão empregados.

É o caso de Maíra Borges, 17 anos, que, na noite da formatura, representou os colegas do Navegantes. Devido ao desempenho em sala de aula, ela conseguiu o tão sonhado primeiro emprego, e trabalha atualmente como aprendiz em uma construtora.

“Em menos de três meses, vivemos muitas experiências diferentes, nos capacitamos e também criamos novas amizades. Mas a caminhada não acaba agora e aqui. Esse foi só o início da jornada”, afirmou Maíra, no discurso da cerimônia.

Ela agradeceu ainda a criação do Espaço da Juventude, onde participou também de cursos profissionalizantes, como o de inglês, um diferencial que a ajudou no momento da seleção ao período de principiante na empresa.

Parceria e oportunidades

O Start foi criado em Pelotas e é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Além de ofertar oportunidades de emprego e capacitar os pelotenses entre 14 e 24 anos para o mercado de trabalho, a ideia visa à preparação dos alunos para vida, com mais paz, lembrou a prefeita Paula Mascarenhas.

Quarta turma do projeto do Pacto pela Paz se formou na noite de terça-feira. Do total, 40 alunos já estão empregados

Quarta turma do projeto do Pacto pela Paz se formou na noite de terça-feira. Do total, 40 alunos já estão empregados

Conforme a gestora, a responsabilidade do Município é dar oportunidades para os nossos jovens, a fim de que construam um futuro diferente, melhor. A proposta vai ao encontro do Pacto Pelotas pela Paz e seus projetos de prevenção, a exemplo do Start, que estão transformando e preservando vidas.

“O Start mostrou a vocês uma filigrana da capacidade de transformar vidas para melhor, por meio de novos caminhos, e as fazendo acreditarem em si, no seu potencial e nos seus sonhos. A vida vai dar outras oportunidades fantásticas, mas vocês têm que estar ligados. É ‘pra’ isso que serve o projeto: mostrar as coisas boas que podem acontecer”, disse a prefeita, dirigindo-se aos formandos.

Os pais presentes também foram desafiados por Paula a acreditarem e apoiarem os projetos, ideias e aspirações dos filhos, mesmo que pareçam difíceis e árduos. “É na juventude que a gente cria os sonhos a serem realizados. É quando temos as experiências formadoras, que definirão o adulto que vamos ser”, lembrou.

Saiba mais sobre o projeto

O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades, que até agora captou mais de 1,3 mil vagas em cursos, oficinas e Jovem Aprendiz. O curso surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego.

As aulas contam com professores do CIEE e de secretarias municipais de Assistência Social (SAS) e de Educação e Desporto (Smed). As capacitações já habilitaram 310 jovens, em quatro turmas, dos núcleos Sítio Floresta, Areal, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Navegantes, Laranjal, Santa Terezinha, Pestano, Centro e Vila Princesa.

A quinta classe deverá finalizar as atividades ainda neste ano. Os encontros do grupo ocorrem nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Jornalista Deogar Soares e Piratinino de Almeida, e na Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pedro Osório.



Fonte: Diário da Manhã | Laranjal

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr
Would you like to receive notifications on latest updates? No Yes