VENDAVAL : Mutirão para recuperar os danos


Até as 17h45min desta segunda, 21 mil casas seguiam sem luz na Região Sul. Destas, 15 mil em Pelotas. Aulas seguem suspensas na Emef Piratinino de Almeida; nas escolas Lobo da Costa e Francisco Barreto, as atividades retornam normalmente

Dois dias depois do temporal que atingiu Pelotas com ventos de, aproximadamente, 120 quilômetros por hora, frentes de atuação da Prefeitura e instituições municipais seguem engajadas para amenizar os danos e estragos que acometeram a região.  Equipes da CEEE seguem trabalhando nas ocorrências e a expectativa da Companhia é normalizar o fornecimento na zona urbana de Pelotas ainda na madrugada desta terça.

temporal by Cogoy 2018 iDefesa Civil

Integrantes da Defesa Civil (DC) realizaram a entrega de 80 telhas a famílias da Barra, Balneário dos Prazeres e Fátima, que tiveram suas residências atingidas pelo temporal. Apesar disso, não houve registro de desalojados ou desabrigados. Equipe também seguiu atuando no trabalho de remoção de árvores tombadas em vários pontos do município.

Educação

Em Pelotas, das três escolas que tiveram aulas suspensas nesta segunda, duas serão reabertas nesta terça (2): a Escola de Educação Infantil (Emei) Lobo da Costa, no Pestano, e a Escola de Ensino Fundamental (Emef) Dom Francisco de Campos Barreto, no Laranjal (caso não chova). O trabalho de remoção da árvore que tombou sobre a estrutura da Emef Piratinino de Almeida, no Areal, seguiu durante toda a tarde. Por enquanto, as aulas seguem suspensas.

Também há ocorrências de destelhamentos, árvores com galhos quebrados no entorno de educandários e falta de energia elétrica. Todas as demandas estão sendo monitoradas pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed); algumas já foram encaminhadas e outras aguardam a estabilidade climática para proporcionar segurança às intervenções.

tempora by Cogoy 2018Trânsito

No início da tarde foi registrada a queda de uma árvore na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira com a rua Rafael Pinto Bandeira, o que causou congestionamento na área. Duas equipes de agentes de Trânsito atuaram sinalizando o ocorrido e orientando os motoristas. Fios energizados se soltaram na pista e o trânsito foi desviado para a rua Antônio dos Anjos. A árvore danificou um veículo.

Dos seis semáforos que apresentavam problemas por falta de energia elétrica durante a manhã, quatro foram regularizados. Permanecem sinalizados pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) os cruzamentos da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira com Domingos de Almeida, e com a rua Rafael Pinto Bandeira, onde placas e cavaletes chamam a atenção dos motoristas para o cuidado redobrado.

A avenida José Maria da Fontoura, no Laranjal, foi novamente interrompida nos dois sentidos da via, em função do risco iminente de queda de uma árvore de grande porte. A área já foi isolada e a previsão é de que o bloqueio permaneça até esta terça, quando novas providências serão tomadas.

Assistência Social

Nesta segunda, equipes da Secretaria de Assistência Social (SAS) levaram roupas, alimentos e lonas para quatro famílias da Colônia Z3 e uma do Barro Duro que tiveram as residências danificadas pelo sinistro, com destelhamento e perda de móveis. A situação mais crítica é no chalé do Barro Duro, em que apenas duas peças da casa ainda possuem o telhado.

Até o momento, não há registro de entradas nos abrigos municipais em função do temporal de sábado, mas os assistentes sociais seguem acompanhando a situação e encaminhando mantimentos a população em maior necessidade. Na quarta-feira (3) deverão retornar aos locais com doações, que podem ser encaminhadas à sede da Secretaria, na rua Marechal Deodoro, 404.

Uma das casas que resultou destelhada e recebeu doação de telhas da defesa Civil. Foto: Divulgação/SAS

temporal by Cogoy 2018 fQualidade ambiental

A Prefeitura identificou a queda de 93 árvores em Pelotas, destas, 44 já foram seccionadas por equipes da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). A pasta informa que é possível notificar alguma queda em via pública pelo número da Ouvidoria da Prefeitura (153) ou pelo contato disponibilizado pela SQA (3227-5442). Das demandas solicitadas à Secretaria, 56% já foram solucionadas.

Serviços urbanos

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) segue dando suporte aos militares do Exército no recolhimento dos restos do telhado da empresa Jouglard, na avenida Ferreira Viana, e continua mobilizada no recolhimento de galhos e de árvores seccionadas pelas vias da cidade.

Sanep

O abastecimento de água e os serviços de drenagem e esgoto estão em pleno funcionamento no município desde o final da manhã, com exceção da Casa de Bombas Farroupilha, que precisou ter sua instalação elétrica refeita. Poste e transformador já foram instalados e a reativação do serviço deve estar disponível até o final desta tarde. O atendimento à população na sede do Sanep (rua Félix da Cunha, 653) segue suspenso por conta de um destelhamento que ocorreu no prédio. O Setor de Corte de Água também está sem atividades.

Bombeiros

Equipes do Corpo de Bombeiros de Pelotas seguem atuantes na resolução de demandas solicitadas pela população. Das 18h de sábado (29) até as 10h desta segunda, 30 ocorrências foram registradas – todas concluídas – e outras quatro estão pendentes. A maioria dos requerimentos trata de queda de árvores sobre residências e muros. Pelotenses podem solicitar atendimento pelo número 193.

Zona rural

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) segue em atividade, mesmo com ausência de telefone e internet. Em decorrência das condições precárias das estradas da zona rural e das condições climáticas, ainda não é possível acionar as máquinas e materiais para requalificação das vias.

Saúde

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Especialidades, a UPA Areal, a Ubai Navegantes e o Pronto Socorro de Pelotas seguem abertas normalmente para o atendimento da população.

Previsão do tempo

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPMET/UFPel) aponta para céu nublado, passando a parcialmente nublado, nesta terça-feira (2). A mínima em Pelotas deve ser de 11ºC e a máxima 16ºC, com vento sudeste, fraco a moderado. Para quarta (3) e quinta-feira (4), a previsão é de que o tempo permaneça parcialmente nublado, mas sem registro de chuvas.



Fonte: Diário da Manhã | Balneário dos Prazeres