Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

loader-image
Pelotas
Pelotas / RS
,
temperature icon
Humidity Humidity:
Wind Wind:
Wind Gust Wind Gust:
Clouds Clouds:
Visibility Visibility:
Sunrise Sunrise:
Sunset Sunset:

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Vira Tampa arrecada mais de uma tonelada de material em janeiro

O projeto Vira Tampa Solidária realizou, na sexta-feira (28), a primeira comercialização de 2022. Foram 1.050 toneladas de plástico recolhidas. O montante arrecadado com a venda chegou a R$ 1,8 mil. A Prefeitura de Pelotas oferece o pátio da garagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizada na rua Marcílio Dias, entre a Praça 20 de Setembro e rua Lobo da Costa, para o armazenamento das milhares de tampinhas. No local, os voluntários se reúnem a fim de organizar o transporte dos materiais e providenciar a transação.
O valor arrecadado será dividido, posteriormente, entre as instituições parceiras da iniciativa: A4, SOS Animais e Aapecan, além de uma protetora de animais independente. O repasse dos recursos será após outra negociação das tampinhas, para obtenção de um valor maior para entrega aos beneficiados. No ano passado, o total de tampas plásticas recolhidas chegou a 11 toneladas de materiais recicláveis, que resultaram em R$ 21 mil.
CINCO ANOS DE PROJETO
O Vira Tampa nasceu em 2017, por iniciativa de três amigas que buscavam ajudar quem precisasse, fossem animais, fossem pessoas. Pelo volume de tampas arrecadadas, a campanha passou por dificuldades para armazenamento e encontrou apoio na Prefeitura, através do programa Pacto Pelotas pela Paz, do qual o projeto se tornou parceiro.
Segundo a responsável pelo projeto, Carla Kunde Soares, a arrecadação de tampinhas plásticas vai além do auxílio a animais e a pessoas em situação de vulnerabilidade. “Os benefícios para o ambiente são incontáveis. Foram recicladas mais de 40 toneladas de plástico nos últimos cinco anos de projeto. São tampas que, certamente, estariam nas ruas ou em aterros sanitários. Criar na população pelotense uma cultura sustentável é um dos nossos principais objetivos”.
EM BUSCA DE PARCEIROS
O grupo conta com 52 voluntários que recolhem os materiais (pode ser qualquer tipo de tampa plástica) e 130 parceiros que arrecadam os itens em mais de 200 pontos de coleta espalhados pela cidade. A comercialização ocorre trimestralmente, a fim de que a venda gere um valor expressivo para ajudar o maior número de pessoas.
Interessados em participar da campanha Vira Tampa Solidária podem entrar em contato com a coordenação do projeto através da página no Facebook.
VEJA ALGUNS PONTOS DE COLETA
– Centro
Bibliotheca Pública Pelotense
Imperatriz Doces Finos
Sesc
– Porto
Campus II da UFPel
Secretaria de Transporte e Trânsito (STT)
– Areal
Promotoria de Justiça
Hospital Espírita de Pelotas
– Laranjal
Fonte de Luz Centro Espiritualista
Pet Shop Laranjal
Lagoa dos Pets
– Fragata
Lp Excursões
Padaria Vieira
– Três Vendas
Ferragem Schulz
Minimercado Novo Horizonte
Du Corpo Academia



Vira Tampa arrecada mais de uma tonelada de material em janeiro

Fonte: Diário da Manhã | Laranjal
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.