Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal, Pelotas, Rio Grande do Sul

Pela primeira vez no ano, a Barragem Santa Bárbara encontra-se com nível ideal para captação de água. A boa notícia, registrada nesta sexta-feira (5), é reflexo das recentes chuvas que chegaram ao município nas últimas semanas – foram 126 milímetros apenas entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Não se via o vertedouro de água extravasado no manancial desde o início de novembro de 2020, ano marcado pela estiagem mais grave vivida pela região, que trouxe o nível histórico de 4,40 metros negativos.

Não se via o vertedouro de água extravasado no manancial desde o início de novembro de 2020 – Foto: Matheus Cabistany

“Os rios e cursos de água menores do entorno deságuam na Barragem, o que permite que, mesmo depois de dois ou três dias da chuva, ela ainda receba água. O volume das precipitações é determinante para atingir o nível do vertedouro”, assinala o chefe do Departamento de Tratamento de Água do Sanep, Vinícius Gonçalves. 

Ele pontua, ainda, que a incidência da chuva nesta semana somada à anterior acelerou o processo de recuperação. O mês começa com cenário mais positivo comparado ao primeiro bimestre do ano passado, época em que a Barragem marcava quase 2 metros abaixo do seu nível ideal. Desta vez, foram três meses seguidos com índices negativos notificados no local, até presenciar a sua recuperação completa novamente. Em 2020, a marca abaixo do ideal chegou a ser apontada por quase dez meses ininterruptos. 

Volume das precipitações é determinante para atingir o nível do vertedouro – Foto: Matheus Cabistany

Cenário positivo não deve motivar o desperdício

O restabelecimento total associado à previsão de mais chuvas eventuais nos próximos meses sinaliza período de mais tranquilidade para o maior manancial de Pelotas, responsável pelo abastecimento de 60% da cidade. 

No entanto, a água vertendo na Santa Bárbara não deve ser vista, pela população, como razão para desmotivar o seu uso com consciência e moderação, salienta a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina. 

“Mesmo sem estar vigente nenhuma restrição de uso, a colaboração dos moradores para preservar o recurso natural e não desperdiçá-lo nas atividades do cotidiano é essencial para o nosso abastecimento”, ressalta Michele.

Apesar das dificuldades ocasionadas pela seca do ano anterior, Pelotas conseguiu superá-la sem adotar o racionamento, medida implantada em outros municípios do estado, como Bagé. Para reverter as adversidades da estiagem, o Sanep conduziu uma força-tarefa voltada a melhorar as condições de captação de água na barragem, a qualificar o tratamento na estação e fiscalizar os desperdícios, lembra a gestora.

Exemplos das intervenções executadas para amenizar os prejuízos foram as quatro obras de aprofundamento feitas na barragem; a troca de equipamentos para aumentar a capacidade de bombeamento; a ampliação do número de famílias da colônia abastecidas com caminhão-pipa; a substituição e a adaptação de produtos químicos usados no processo de tratamento da água; e a intensificação da lavagem dos tanques de decantação – importante para o processo de transformação da água bruta em potável para a população.

Um decreto municipal também foi publicado, no ano passado, para restringir o uso da água tratada pelo Sanep em atividades não essenciais, como lavagem de veículos, reposição de piscinas e rega de gramados.

The post BARRAGEM SANTA BÁRBARA RECUPERA NÍVEL IDEAL PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA appeared first on Jornal do Laranjal.



Fonte: Jornal do Laranjal

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr
Would you like to receive notifications on latest updates? No Yes