Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Por Diogo Cassal, Jornalista

Existe um ditado bastante popular que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde, no sentido de que a vida dos outros sempre parece ser melhor do que a nossa.

Você está no seu quintal, olha para o lado, e enxerga ela, a grama do seu vizinho, que tem um tom de verde extraordinário e está impecável. Então, olha para a sua e vê que há manchas causadas pelo sol, áreas em que a terra aparece, pequenas pragas. Ao fazer essa comparação tem a mais absoluta certeza de que o gramado do seu vizinho é perfeito enquanto o seu está cheio de imperfeições. Essa metáfora se aplica da mesma forma para qualquer outra situação da vida.

Para saber se a grama do seu vizinho é, de fato, mais verde, comece se atentando para o que eu disse no parágrafo anterior. Do seu quintal, o gramado ao lado realmente parece intacto. Sabe por quê? Porque se trata de uma questão de perspectiva. Se chamar o morador da casa e perguntar o que ele pensa sobre isso, certamente irá discordar da sua opinião.

Isso acontece por uma razão bastante simples, que a de que à distância tudo parece perfeito, pois o que irá enxergar é apenas a ponta do iceberg. De longe não se vê que também há falhas e pequenas pragas. Além disso, você não sabe tudo o que o seu vizinho precisou fazer para que o gramado ficasse bonito. No fim das contas, é bem provável que o seu vizinho tenha se esforçado muito para conseguir mantê-la bonita ou mesmo ache que a sua grama muito mais verde e bonita do que a dele.

O Pelotense tem o mesmo comportamento em relação a sua cidade. É triste constatar que somos nós que falamos mal de Pelotas, traçando comparativos com as vizinhas e menores, Rio Grande, São Lourenço e outras mais distantes. Quando visitamos outras cidades elas parecem mais organizadas e tudo é mais bonito. Este é o efeito de quem olha de fora, não vivemos ali para conhecer os problemas cotidianos. Não é diferente com quem visita Pelotas.

É importante lembrar, que as cidades com maior desenvolvimento turístico tem uma população atuante que contribui com questões comunitárias. Coisas tão simples, que até se tornam slogans, como por exemplo: não deixe o seu lixo na praia, não ‘colha’ flores de canteiros, não pise na grama, respeite o trânsito, entre outros.

Assim, o gramado será sempre mais verde, não livre de pequenas imperfeições, sendo admirado e valorizado por nós mesmos. Sejamos competitivos, fazendo com que os comparativos tragam melhorias transformando críticas em algo verdadeiramente construtivo. A mudança deve ser de dentro para fora, nunca o contrário.

The post QUEM SÓ OLHA A GRAMA DO VIZINHO, DEIXA MORRER O PRÓPRIO JARDIM appeared first on Jornal do Laranjal.



Fonte: Jornal do Laranjal

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.