Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Sanep constrói novo Ecoponto no Fragata

Unidade será a quinta deste porte em Pelotas para descarte de resíduos
O Fragata terá novo espaço à disposição para descarte de resíduos volumosos, recicláveis e de óleo saturado. O Sanep investe R$ 400 mil, em recursos próprios, na construção do Ecoponto Gotuzzo — a quinta unidade deste porte em Pelotas. Quem passar pela rua Machado de Assis, 270, próximo ao reservatório da rua Epitácio Pessoa, poderá visualizar a obra em andamento. A previsão é de inauguração ainda no primeiro semestre deste ano.
A grande novidade do Ecoponto Gotuzzo é a instalação de Postos de Entrega Voluntária (PEVs). Eles viabilizarão o descarte de resíduos recicláveis, inclusive, fora do horário de funcionamento da unidade, como domingos e feriados. O espaço ainda contará com uma plataforma de descarga acessível para depositar restos de obras e podas e galharias, conforme o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos, Edson Plá Monterosso.
“É uma maneira de facilitar e dar comodidade aos cidadãos no momento de levar os resíduos até o Ecoponto. As pessoas poderão descartar materiais nas caixas receptoras de resíduos sem esforço algum, por meio da plataforma”, explicou.
Mais uma opção para descarte
O Ecoponto da Gotuzzo foi desativado em abril de 2021 para readequações técnicas. Após avaliação do corpo técnico do Sanep, foi constatada a necessidade de projetar e construir uma nova unidade. O objetivo é reduzir o descarte inadequado de resíduos nas ruas, canais de macrodrenagem e bocas de lobo. O limite diário, assim como o dos outros quatro Ecopontos, é de um metro cúbico de materiais por pessoa — a medida equivale a uma caixa d’água de mil litros, por exemplo.
Para a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, o engajamento da população com a proposta dos Ecopontos impulsiona as medidas do poder público para atender a demanda.
“É um bom problema que nós temos. Cada vez mais cresce a procura pelos espaços, para dar destinação correta aos resíduos. Já reformamos e executamos uma série de melhorias nos quatro já existentes e, agora, com muita satisfação anunciamos que entregaremos o Ecoponto da Gotuzzo construído do zero”, destacou.
Segundo a gestora, está prevista pelo menos mais uma unidade no município nos próximos meses.

Construção ocorre próximo ao reservatório R7. Foto: Matheus Cabistany
O que pode ser levado até os Ecopontos
– Resíduos recicláveis: papel, papelão, plástico, metal, isopor, vidros e espelhos.
– Resíduos de eletroeletrônicos de linha branca: televisor, monitor, computador, impressora e eletrodomésticos, como geladeira e fogão.
– Resíduos de construção civil: tijolos, blocos de cerâmica, concreto, telhas, forros, entre outros.
– Resíduos volumosos desmontados: móveis como sofás, armários, guarda-roupas, entre outros. Eles devem estar desmontados no momento do descarte, pois os móveis inteiros ocupam muito espaço e prejudicam outros moradores que pretendem levar seus resíduos.
– Resíduos de manejo de vegetação e jardinagem: podas e supressão.
– Pneus: a quantidade máxima é de quatro pneus.
– Óleo de cozinha usado: ele é descartado na estrutura disponível no Ecoponto. Futuramente, é transformado em produtos de limpeza para o Município por meio do projeto Óleo Sustentável.
Onde ficam os Ecopontos
– Ecoponto Centro JK: avenida Juscelino Kubitschek, 3.195.
– Ecoponto Laranjal: rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde.
– Ecoponto Balsa: rua Paulo Guilayn, 201.
– Ecoponto Cerquinha: rua Engenheiro Hugo Veiga, 155.
Os locais funcionam de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.



Sanep constrói novo Ecoponto no Fragata

Fonte: Diário da Manhã | Balneário Valverde
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.