Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas
Praia do Laranjal em Pelotas - Turismo no Rio Grande do Sul, Turismo em Pelotas

Força Rio Grande do Sul

Fé! Força! Resiliência!

loader-image
Pelotas
Pelotas / RS
,
temperature icon
Humidity Humidity:
Wind Wind:
Wind Gust Wind Gust:
Clouds Clouds:
Visibility Visibility:
Sunrise Sunrise:
Sunset Sunset:

Rádio Laranjal

Anúncie grátis sua empresa

Sanep limpa mais de 50 quilômetros de canais em 2022

O bom funcionamento da drenagem urbana é um dos condicionantes para que as cidades sigam em movimento mesmo em dias de chuvas. Para isso, os grandes canais de macrodrenagem são peças-chave para que o volume pluviométrico receba rapidamente o seu destino e não cause alagamentos. Responsável por esse trabalho em Pelotas, o Sanep encerra o ano com a marca de 50 quilômetros destas estruturas desobstruídas – praticamente a distância até municípios vizinhos como Canguçu, Morro Redondo e Turuçu – e o saldo de quase 10 mil metros cúbicos de material coletado em mais de 25 canais.
O chefe do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) da autarquia, Aldemir Silveira, indicou que esse volume pode chegar a ser três vezes maior, considerando a vegetação excedente que fica sobre o leito após as limpezas. “É um programa constante no município, independente da possibilidade de chuvas, que alcança todos os bairros da cidade. O fator que influencia nesta realidade é a consciência ambiental da população, já que infelizmente identificamos muitos resíduos descartados incorretamente nos canais”, apontou.
Sanep limpa 50 km de canais em 2022 – foto Matheus Cabistany
Entre as surpresas conduzidas pela chuva no sistema de drenagem, o chefe do Dedu citou eletrodomésticos, como geladeiras, móveis, como partes de sofás e camas, e outros itens volumosos com potencial para comprometer a infraestrutura, como pneus e parachoques de veículos. Nos últimos dias, a equipe atuou na desobstrução dos canais localizados nas vias Nova Prata e Arthur Augusto Assumpção, no Laranjal.
A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, salientou que apesar das previsões meteorológicas apontarem um novo período de estiagem, com índices pluviométricos abaixo da média, o cronograma de limpezas nos canais da cidade será mantido para que Pelotas esteja preparada para receber a chuva – alguns pontos recebendo o trabalho por duas, três ou quatro vezes ao ano. A intervenção preventiva é feita paralelamente nas sete casas de bombas e nos bueiros e galerias que compõem a rede de drenagem pluvial do município.
Locais
Os canais limpos em 2022 foram os localizados nas avenidas Bento Gonçalves, Duque de Caxias, São Francisco de Paula, Ildefonso Simões Lopes, Arthur Augusto Assumpção, Espírito Santo, Ferreira Viana, Cidade de Rio Grande, Brasil e Leopoldo Brod; nas ruas Vinte e Nove, Nova Prata, Mário Meneghetti e Carlos Gotuzzo Giacoboni; nas regiões da Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara (principal e auxiliar), Estação Rodoviária de Pelotas, Sanga da Barbuda, casa de bombas Leste, Sítio Floresta, Vila Princesa, Cohab Guabiroba e aos fundos do Condomínio XV de Julho; e os denominados canais do Pepino e do Pântano.



Sanep limpa mais de 50 quilômetros de canais em 2022

Fonte: Diário da Manhã | Laranjal
-
Créditos das fotos e textos presentes nesta publicação, são todos reservados a fonte original deste artigo, Jornal Diário da Manhã – Pelotas / RS.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para inscrever-se neste blog e receber notificações de novas publicações e promoções exclusivas por e-mail.